Pular para o conteúdo principal

Artesãos do Programa Economia Popular Solidária participam de congresso nacional
Foto: Stênio Lima

Artesãos do Programa Economia Popular Solidária participam de congresso nacional

criado em - atualizado em


Artesãos que integram o Programa Economia Popular Solidária, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, participam, nesta semana do Congresso Nacional de Previdências, que será realizado na capital pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM). 

O congresso acontece no Hotel Ouro Minas e os artesãos do programa vão expor produtos de artesanato, alimentação, confecção e cosméticos, nesta terça-feira (12), das 9h às 17h, e na quarta-feira (13), das 9h às 13h. 

A Economia Popular Solidária é um programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que tem o objetivo de fomentar a economia com a geração de trabalho e renda atrelada à inclusão social. 

A Subsecretaria de Trabalho e Emprego (SUTE), por meio da Diretoria de Economia Solidária, é responsável pela gestão do projeto e do Centro Público de Economia Solidária (CEPES). Neste espaço, há mais de 260 grupos e 780 integrantes cadastrados. Em geral, os artesãos comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. O CEPES, localizado ao lado da Praça da Estação, é o espaço de referência para reuniões e qualificações. 

A Feira da Economia Solidária materializa a iniciativa da Economia Popular Solidária com feiras em que os integrantes expõem e comercializam os produtos. Atualmente, ela integra a Feira da Afonso Pena e acontece mensalmente nos tribunais de justiça e nos parques. Além disso, a feira também acontece regularmente na Rua Goiás, entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia, no Centro, na segunda sexta-feira de cada mês, de 8h às 18h. 

O congresso da ANEPREM é um evento anual que reúne gestores e servidores públicos de Regimes Próprios de Previdência (RPPS) e de Previdência Complementar, de todo o Brasil, para discutir as últimas tendências e desenvolvimentos da área previdenciária.