Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte 2023 é avaliado com excelência pelos participantes
Foto: César Trópia

Arraial de Belo Horizonte 2023 é avaliado com excelência pelos participantes

criado em - atualizado em


Para conhecer o perfil, os hábitos e a percepção dos participantes que estiveram presentes na 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte, a Belotur realizou uma pesquisa durante os dias de festa, cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira (11). O levantamento do Observatório do Turismo de Belo Horizonte tem o intuito de identificar as expectativas do público sobre o festejo junino, traçar as características dos participantes e aprimorar as ações do evento para as próximas edições.

A avaliação geral do Arraial de Belo Horizonte cresceu em relação à última edição. Neste ano, a nota média foi de 9,2, superando a média de 2022, que foi de 8,6. Os destaques ficaram por conta dos espetáculos das quadrilhas, que alcançaram 9,6; da qualidade do som, com nota de 9,5 e da sensação de segurança na Praça da Estação, que chegou a 9,3. As avaliações em relação às arquibancadas, com nota de 8,5, e aos banheiros do festejo, com nota 8,6, também tiveram um aumento substancial. No último ano, os mesmos quesitos tiveram, respectivamente, as notas 7,6 e 7. 

Sendo um dos principais pilares da festa municipal, a gastronomia foi novamente bem avaliada pelos frequentadores. A Vila Gastronômica, espaço culinário de destaque do Arraial de Belo Horizonte, teve uma nota de 9,2, tendo um aumento em comparação à edição do ano passado, que registrou a nota de 8,6. A qualidade das comidas e bebidas comercializadas recebeu a nota de 9,6, maior que os 8,3 de média do último ano. Neste ano, o espaço foi qualificado pela parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte. Bares do tradicional centro de compras da cidade tiveram pontos de vendas de alimentos na Vila Gastronômica. As receitas dos alunos das faculdades de gastronomia da cidade também estiveram presentes com o 4° Concurso Prato Junino. O Palco Coreto, novidade nesta edição, foi muito bem avaliado pelo público, recebendo a nota média de 9,5. 

“Como em todos os eventos públicos, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, trabalha para a qualificação e melhoria dos serviços oferecidos para turistas e moradores da cidade. Ficamos muito orgulhosos em ver que todos os indicadores de avaliação do Arraial de Belo Horizonte apresentaram um crescimento em relação à última edição do festejo. O objetivo para o próximo ano é continuar com esse avanço, para entregarmos uma festa segura, aconchegante, diversa e inclusiva”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

A decoração, avaliada em 9,5; a organização, com nota 9,2, a programação musical, tendo a média de avaliação em 9,1 e a visibilidade do palco, recebendo a nota 9, também se destacaram. A 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte teve o ticket médio de R$64,70 por participante. Já em 2022, o ticket médio do festejo foi de R$57,40 por pessoa. 

Foram mais de 1.100 entrevistados durante os sete dias de evento. Entre os participantes que já estiveram presentes em outras edições do Arraial de Belo Horizonte, 78,8% consideraram que o evento melhorou nos seguintes aspectos: organização, estrutura em geral, sensação de segurança, alimentação e arquibancada. 

Perfil dos entrevistados

Em relação à origem dos entrevistados, 67,9% são de Belo Horizonte, 24,7% da Região Metropolitana, 7,3% são visitantes, sendo 3,5% do interior de Minas Gerais e 3,9% de outros estados e países. A idade média dos participantes do evento foi de 36 anos. Em relação aos meios de busca de informações do Arraial, as matérias veiculadas na televisão (27,2%), a indicação de amigos e parentes (20,3%) e a busca em redes sociais, especialmente o Instagram (15,9%), foram os mais citados pelos entrevistados. A pesquisa na íntegra, com o demonstrativo de outros recortes, está disponível  na página do Observatório do Turismo de Belo Horizonte.

Arraial de Belo Horizonte 

O Arraial de Belo Horizonte, que chegou à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento foi realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com o apoio dos Supermercados BH, a rádio oficial Liberdade FM, a parceria de mídia da TV Globo Minas e a parceria com o Mercado Central e a colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).