Pular para o conteúdo principal

Arraial de Belo Horizonte 2018 invade Restaurantes Populares

criado em - atualizado em
Na quinta-feira, dia 21 de junho, o Restaurante Popular I - Herbert de Souza receberá uma blitz junina com quadrilha e contará com a presença do vice-prefeito Paulo Lamac e integrantes do secretariado para o almoço, às 12h. 


É que a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) é uma das parceiras da Belotur na realização de algumas das ações voltadas para a gastronomia no Arraial de Belo Horizonte 2018. A primeira delas é a apresentação de um cardápio com temática junina nos Restaurantes Populares da cidade. 

O menu especial, servido nos dias 15 e 18, também será servido nos dias 21, 28 e 29 de junho e 4, 5, 9 e 11 de julho. Entre as opções estão pratos como caldo de mandioca, canjiquinha com linguiça, canjica e doce de amendoim. 

 


Tenda Saberes Alimentares

Já na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte, nos dias de evento na Praça da Estação (22, 23, 24 e 30 de junho e 1º de julho), a SUSAN estará presente com a Tenda Saberes Alimentares. A barraca vai abrigar expositores de projetos como Direto da Roça e Territórios Sustentáveis que comercializarão, na tenda, quitutes juninos, com base em milho, amendoim, coco e mandioca.

 

O objetivo é resgatar métodos tradicionais de produção e uso de ingredientes, como, por exemplo, a rapadura de cana de açúcar, usada para adoçar mingaus e quitandas.




Banco de alimentos

Outro projeto idealizado pela Susan que estará presente na Vila Gastronômica será o Banco de Alimentos. O espaço vai receber alimentos de comercialização inviável, mas em condição de consumo, para distribuí-los à população em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que o público da festa na Praça da Estação pratique a solidariedade e leve alimentos para doação. 


 Criado em 2003, o Banco de Alimentos do Município de Belo Horizonte tem buscado, desde então, combater o desperdício realizando parcerias com as redes privadas de supermercados, sacolões, com os permissionários do Programa Abastecer, com o Governo Federal, além da comunidade em geral. Neste ano, até maio, já foram arrecadados mais de 74 mil Kg de alimentos, que produziram o número médio de 157 mil refeições. 



Serviço

Almoço do vice-prefeito Paulo Lamac e secretariado no Restaurante Popular I - Herbert de Souza
Blitz junina com quadrilhas
Data: 21 de junho, às 12h
Endereço:  Av. do Contorno, 11484 - Barro Preto
(Aberto à cobertura da imprensa)


Cardápio junino nos Restaurantes Populares

Data: 21, 28 e 29 de junho e 4, 5, 9 e 11 de julho 


Menu

• 21/06/2018
Arroz, Feijão, Bisteca Assada, Feijão Tropeiro, Couve ao Alho e Óleo, Salada de Vinagrete, Doce de Amendoim

• 28/06/2018
Arroz, Feijão, Bife Panela ao Molho (bovino), Caldo de Moranga, Salada de Alface com
Cenoura, Arroz Doce

• 29/06/2018
Arroz, Feijão Preto, Costelinha Assada, Mandioca Sauté, Salada de Couve com Vinagrete, Canjica

• 4/07/2018
Arroz, Feijão, Dobradinha com Feijão Branco, Mandioca Sauté, Salada de Alface com Tomate, Canjica

• 5/07/2018
Arroz, Tutu de Feijão, Moranga Acebolada, Salada de Couve com Laranja, Arroz Doce

• 9/07/2018
Arroz, Feijão, Canjiquinha com Linguiça, Salada de Almeirão com Tomate, Doce de Amendoim

• 11/07/2018
Arroz, Feijão, Vaca Atolada, Couve ao Alho e Óleo, Salada de Chicória, Feijão Branco com Tomate, Canjica