Pular para o conteúdo principal

Arquivo Público lança novas publicações e inaugura melhorias na acessibilidade
Reprodução

Arquivo Público lança novas publicações e inaugura melhorias na acessibilidade

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove o lançamento de duas publicações inéditas do Arquivo Público da Cidade (APCBH): a 10ª edição da Revista Eletrônica (REAPCBH) e a nova publicação da série O Arquivo e a Cidade, intitulada “A Preservação do Acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte”.

 

Além dos lançamentos e da celebração de marcos tão importantes, em 2023 o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte passou por obras para melhorias na acessibilidade do imóvel. A instituição agora conta com um elevador para receber os visitantes, consolidando-se, cada vez mais, como um espaço de promoção da cidadania.

 

Para celebrar essas conquistas, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura promovem um evento aberto ao público, na sede do APCBH, nesta sexta-feira (15), a partir das 16h, com entrada gratuita. As atividades integram as celebrações dos 126 anos de Belo Horizonte. 

 

A Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, reafirmou o protagonismo e a importância do APCBH para a cidade de Belo Horizonte. “Para além dos lançamentos destas duas novas publicações, o Arquivo Público de Belo Horizonte encerra o ano com muitas ações importantes no campo da preservação, entre elas o recorde de recolhimento de acervos como o da SLU, que trazem a história da limpeza urbana, e os documentos da Subsecretaria de Planejamento Urbano, que vão compor um dos maiores acervos de arquitetura e urbanismo da América Latina. O APCBH é um orgulho para todos nós”, completa.

 

Para a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Rocha Féres, a atuação do Arquivo Público da Cidade é reflexo do compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com uma política ampla de valorização e proteção de acervos documentais. “Os acervos do Arquivo Público de Belo Horizonte são a memória viva da nossa cidade. Preservá-los e valorizá-los é mais que um ato de conservação, é um compromisso com a cultura. Em 2023, o Arquivo Público celebra a continuidade de projetos importantes como o Cestas da Memória e o Novos Registros, além do lançamento de publicações importantes que contribuem para a valorização do patrimônio documental da cidade”, destaca Féres.

 

O APCBH foi criado em 1991 e, ao longo de mais de três décadas de trabalho, a instituição venceu inúmeros desafios. Sua sede atual conta com mais de 1.500 metros lineares de documentos textuais e 1 milhão e 200 mil itens documentais dentre fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas, mapas, dentre outros. O trabalho do APCBH é feito com o intuito de garantir a preservação e a acessibilidade ao rico patrimônio documental da cidade. Em 2023, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte tornou-se novamente uma diretoria própria dentro da estrutura da Fundação Municipal de Cultura, desvinculada da Diretoria de Patrimônio Cultural. A medida reforça a especificidade e a importância das políticas arquivísticas para o bom funcionamento da administração municipal, e para a preservação da memória e da história da capital mineira.

 

Sobre os lançamentos

 

A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH) é um periódico anual de caráter acadêmico e científico que recebe artigos, resenhas e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula. A revista abrange as várias áreas do conhecimento que se debruçam sobre a cidade de Belo Horizonte. Trata-se de uma importante iniciativa para lançar luz sobre a cidade, além de constituir um acervo sobre Belo Horizonte. Em sua 10ª edição, a Revista conta com um dossiê que celebra os 30 anos do projeto “Novos Registros”.

 

Lançado em 1993, o “Novos Registros” é a ação contínua mais antiga do APCBH. O seu objetivo é estabelecer um diálogo entre a academia e a sociedade, para debates sobre Belo Horizonte, em seus aspectos históricos, sociais, culturais, arquitetônicos, dentre outros. Os palestrantes convidados são mestres ou doutores, de diversas áreas do conhecimento, que estudaram Belo Horizonte em seus mais variados aspectos. O projeto reúne a produção do conhecimento sobre a cidade por meio de um banco de teses e dissertações, que podem ser consultadas pelo público que visita o Arquivo.

 

Outra publicação que será lançada é “A preservação do acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte”, que integra a série O Arquivo e a Cidade. A publicação visa divulgar o conjunto de atividades desenvolvidas pela equipe de conservadores/restauradores do APCBH para zelar pelo patrimônio documental da cidade, além de sensibilizar as pessoas que produzem e lidam com documentos sobre a relevância e a necessidade de adotar práticas de conservação em seus ambientes e rotinas de trabalho.

 

 

Serviço

 

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - APCBH

Lançamento de novas publicações | Inauguração das melhorias na infraestrutura

 

Data: sexta-feira (15), às 16h

 

Local: APCBH (Rua Itambé, 227 - Floresta)