Pular para o conteúdo principal

Após redução na procura, centros de saúde não atenderão aos finais de semana
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Após redução na procura, centros de saúde não atenderão aos finais de semana

criado em - atualizado em

Diante da gradativa diminuição na procura por atendimento nos centros de saúde abertos aos finais de semana, o funcionamento da unidade Rio Branco também será interrompido. No dia 3 de abril, por exemplo, foram realizados 153 atendimentos no local. Já no dia 29 de julho, apenas 56. Uma queda de cerca de 64% na busca por assistência. 

“Com a redução da demanda, é feita a desmobilização do serviço, que pode ser imediatamente reativado de acordo com o cenário epidemiológico do município. Continuamos vigilantes e monitorando os dados diariamente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias. 

Ao todo, do dia 18 de março até o dia 29 de julho, foram atendidas 6 mil pessoas nas sete unidades abertas nos fins de semana. A estratégia faz parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde para ampliar a assistência e garantir o pronto atendimento da população em caso de sintomas de doenças respiratórias, dengue, zika e chikungunya. 

Assistência garantida

Durante o fim de semana, aqueles que precisarem de atendimento médico podem procurar as nove UPAs da cidade, que funcionam 24 horas, todos os dias. 

Além disso, para ampliar o acesso à saúde, a Prefeitura tem oferecido teleconsultas e aumentou a oferta para cerca de 300 vagas semanais. O atendimento é disponibilizado para pacientes que apresentarem quadros respiratórios ou sintomas de dengue, zika e chikungunya. 

Os teleatendimentos podem ser realizados das 7h30 às 18h30, de segunda a sábado, e devem ser agendados on-line.