Pular para o conteúdo principal

Cerca de dez pessoas fazem ginástica em contato com a natureza, orientadas por dois técnicos da Prefeitura.
Foto: Mara Damasceno/PBH

Academias da Cidade proporcionam bem-estar físico para os seus usuários

criado em - atualizado em
“O ar puro, a prática de exercícios físicos e a convivência são os remédios naturais que eu tanto preciso para manter a minha qualidade de vida”. O desabafo é de Maria Custódio da Silva, 60, moradora do bairro Nazaré e uma das mais assíduas frequentadoras da Academia da Cidade Jardim Belmonte, que ocupa um espaço dentro do Parque Escola Jardim Belmonte, região Nordeste de Belo Horizonte. Para a usuária do serviço, essa iniciativa mudou os rumos da sua vida.

 

Maria Custódio tem sérios problemas de tendinite e bursite e não pode fazer uso de medicamentos, pois apresenta reações alérgicas. Há seis anos, já estava perdendo os movimentos dos braços e das pernas e não conseguia mais trabalhar nem sair de casa sozinha. “Tudo ia ficando muito difícil, eu sentia muita dor, até que descobri o meu remédio natural – a Academia da Cidade Jardim Belmonte. Ela é minha vida e a prática de exercícios físicos é a minha sobrevivência. Posso dizer que nasci de novo. Hoje, consigo cuidar da minha família e fazer todo o trabalho doméstico da minha casa”, disse Maria.

 

A experiência de Elaine Afonso Magalhães, 59, em relação ao serviço ofertado pela Prefeitura de Belo Horizonte não se difere da vivida pela amiga Maria Custódio. Elaine frequenta desde 2013 da Academia da Cidade Jardim Belmonte, espaço onde encontrou forças para superar a perda de memória que teve e uma depressão. “A Academia da Cidade é vida, ajuda a preservar a saúde física e espiritual dos seus integrantes”, afirma.. Além da prática de exercícios físicos, ela destaca ainda os benefícios resultantes da formação de vínculos entre os participantes, da convivência e da troca de experiências. 

 

Belo Horizonte conta com 78 Academias da Cidade espalhadas por todas as nove regionais. Na região Nordeste, são dez equipamentos desta natureza. O trabalho tem como objetivos a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, além de possibilitar o convívio social.

 

As atividades das academias são gratuitas e qualquer pessoa, preferencialmente acima de 18 anos, pode participar. Os exercícios são executados conforme a necessidade e condições físicas de cada integrante que, antes de iniciar as aulas, passa por uma avaliação física com um profissional de Educação Física. 

 

Na Academia da Cidade Jardim Belmonte as aulas contam com a dedicação e o carinho dos profissionais de Educação Física Edison Camilo Rodrigues Júnior e Cristiane Rodrigues de Souza. Edison atua nessa academia desde a sua implantação e sente-se realizado com o que faz. “É muito bom estar próximo ao usuário nas questões relativas à saúde. Esse trabalho nos possibilita uma ampliação da escuta e um aprendizado muito grande, pois lidamos com um público que também tem muito a ensinar”, disse o profissional.

 

Funcionamento

A Academia da Cidade Jardim Belmonte, que tem 165 alunos, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, no Parque Escola Jardim Belmonte (rua Jornalista Abrahão Sadi, 380). São três turmas de alunos que se reúnem às 7h, 8h e 9h. As atividades ofertadas são exercícios de força e aeróbicos, além das caminhadas e aulas de Lian Gong.

 

Ainda na região Nordeste, o serviço também é ofertado nos bairros Dom Joaquim, Goiânia, Ribeiro de Abreu, Santa Cruz, São Paulo, União, Jardim Vitória, São Marcos e Paulo VI. A lista com os endereços de todas as Academias da Cidade pode ser conferida no portal da Prefeitura.

 

 

05/02/2019. Academia da Cidade Jardim Belmonte. Fotos: Mara Damasceno/PBH