Pular para o conteúdo principal

Centro de Referência LGBT

criado em - atualizado em

Em 28 de junho de 1969, uma intervenção violenta da polícia nova-iorquina em um bar frequentado por dissidentes sexuais e de gênero entrou para a história: o episódio ficou conhecido como a Revolta de Stonewall. A invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn e a consequente resistência da comunidade é considerado um marco do movimento de Libertação Gay, sendo o momento em que o ativismo pelos direitos LGBT+ ganhou o debate público e as ruas. Assim, a data consagrou-se como o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

 

Desde então, a conquista e manutenção dos direitos da comunidade LGBT+ se inseriu em um permanente contexto de lutas e de deslocamentos, a despeito das reconfigurações do Estado e das políticas públicas que foram se reformulando.

 

Em Belo Horizonte, o atendimento especializado à população LGBT+ é realizado no Centro de Referência LGBT, cujo objetivo é acolher, contribuir para a defesa e promoção dos direitos humanos e da cidadania desta população, por meio de ações de enfrentamento da violência e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Assim, buscamos fortalecer individual e coletivamente as diversas expressões de gênero e sexualidade, com ações de orientação, defesa, promoção dos direitos humanos e cidadania, mitigação de vulnerabilidades e enfrentamento de violências LGBTfóbicas.

 

Para celebrar os quinze anos do equipamento, sua importância, os avanços históricos e a garantia de proteção integral à comunidade LGBT+, além de reafirmar o compromisso da atual gestão com essa política, apresentamos o “Documento Orientador Técnico Metodológico do Centro de Referência LGBT” (acesse abaixo), instrumento essencial para qualificar a oferta do serviço à população LGBT+ e que registra e estipula critérios técnicos, além de marcar um momento histórico que sinaliza maior institucionalização desta política em Belo Horizonte.

 

Esperamos que este documento seja um norteador para as ações direcionadas à comunidade LGBT+, no sentido do aperfeiçoamento  dos critérios técnicos balizadores da atuação dos profissionais e da gestão,  na oferta do serviço aos usuários,  visando a excelência do atendimento e a ampliação dos esforços pela defesa dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneres.

 

Ícone de PDF Documento Orientador Técnico Metodológico do Centro de Referência LGBT

 

Quando procurar o CRLGBT? 
  • Quando seus direitos não forem respeitados por compor a população LGBT;

  • Para buscar orientações e informações sobre direitos, serviços e assistência;
  • Para buscar orientação e apoio quando for vítima de LGBTfobia;
  • Para buscar orientações sobre o direito à saúde integral e processo transexualizador;
  • Para buscar informações sobre inserção e reinserção escolar;
  • Para buscar orientações sobre como ter o gênero e o nome de registro retificado e garantir que o seu nome social seja respeitado em todos os lugares;
  • Para verificar oportunidades de cursos profissionalizantes e no mercado de trabalho;
  • Para buscar informações sobre o direito à cultura e ao lazer; Para buscar orientações sobre o direito de constituir família.

 

Ícone de PDF Acesse o folder Centro de Referência LGBT de Belo Horizonte e compartilhe

 

Materiais informativos

 


Saiba mais no Portal de Serviços.
Conheça a Diretoria de Políticas para a População LGBT de Belo Horizonte

 


 

CONTATOS:

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Endereço: Rua Curitiba, 481 – Centro

Telefones: (31) 3277-4128

                   (31) 3277-4227

Email: crlgbtbh@pbh.gov.br