Pular para o conteúdo principal

Viaduto Angola passará por obras de manutenção

27/02/2018 | 14:50 | atualizado em 04/05/2018 | 17:31
O viaduto Angola, situado na avenida Antônio Carlos, próximo ao Hospital Odilon Behrens, passará por manutenção a partir de terça-feira, 27/2. Os trabalhos terão duração aproximada de 40 dias e durante esse período o viaduto ficará fechado. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Sudecap e da BHTrans, acompanhará o andamento das obras e oferecerá suporte à logística de trânsito.


“As manutenções de viadutos são rotinas na Sudecap e, em uma dessas inspeções, constatamos a necessidade da substituição dos aparelhos de apoio do viaduto, o que será feito nessa obra”, explica a superintendente da Sudecap, Beatriz de Moraes Ribeiro, ressaltando que a manutenção é necessária, ainda que em momento algum os especialistas tenham apontado risco de queda. 



O que será feito

Em vistoria periódica, foi constatada a necessidade de troca dos aparelhos de apoio da estrutura. A manutenção será executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/ Barbosa Mello, responsável pela construção do viaduto, sem ônus para os governos municipal e estadual.

De acordo com a gerente de ação regional Noroeste da BHTrans, Maria Inês Franco, veículos de emergências, ambulâncias e veículos de operação policial terão livre acesso nos trechos interrompidos para a realização das obras.



Entenda o que são os aparelhos de apoio

Os aparelhos de apoio são dispositivos que fazem a transição entre a superestrutura, a mesoestrutura e infraestrutura de uma construção. A sua utilização é necessária porque quando duas peças estruturais se apoiam uma sobre a outra, elas podem girar (rotação) ou deslizar (translação). Esses movimentos nem sempre podem ser absorvidos pelas peças e por isso é preciso um elemento intermediário entre elas, que é o aparelho de apoio. O uso dos aparelhos entre vigas e pilares possibilita a movimentação natural existente entre estes dois elementos, absorvendo os esforços horizontais e de rotações e transmitindo aos pilares os esforços verticais.



O viaduto Angola

O viaduto Angola está localizado entre a rua Gonçalo Alves e a avenida Antônio Carlos, próximo ao conjunto IAPI, entre os bairros Lagoinha e São Cristóvão. O Angola possui 87,79 metros de comprimento e foi inaugurado em 2010 pelo Governo do Estado de Minas de Gerais, como parte das obras de duplicação da avenida Antônio Carlos. A intervenção na avenida, concluída em 2010, foi executada pelo Consórcio Andrade Gutierrez/ Barbosa Mello.



Intervenções de trânsito

 

viaduto angola interno3.png

 

Para a realização da manutenção no viaduto Angola serão realizadas intervenções no trânsito e no transporte durante os 40 dias previstos para as obras.
 
Diariamente, entre 23h e 5h, o trânsito no viaduto Angola será totalmente interditado. Os veículos deverão utilizar o viaduto da República do Congo para passar de um lado ao outro da avenida Antônio Carlos, entre os bairros São Cristóvão e Concórdia.


Durante o dia será interditado apenas o sentido Concórdia / São Cristóvão do viaduto Angola. O desvio também será feito pelo viaduto da República do Congo.


A partir desta terça-feira, dia 27/2, será fechado um dos acessos da avenida Antônio Carlos (sentido Bairro/Centro) em direção ao Hospital Odilon Behrens. O acesso ao Conjunto IAPI será mantido e ajustes serão realizados para que essa via possibilite acessar o Hospital Odilon Behrens. Conforme o andamento da manutenção, outros trechos da avenida Antônio Carlos serão parcialmente interditados no entorno do viaduto e as alterações serão informadas com antecedência.

Últimas Notícias

Restaurante Popular de Venda Nova comemora 10 anos de funcionamento

Apresentações culturais e bolo fazem parte da programação de aniversário do Restaurante Popular de Venda Nova, celebrado no dia 26/6.

22/06/2018 | 19:36

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH de 22 a 24/6

Confira os principais eventos gratuitos que acontecem em BH neste fim de semana, entre os dias 22 e 24 de junho.

21/06/2018 | 15:26