Pular para o conteúdo principal

Profissionais de obras da PBH e técnicos da urbel trabalhando em obra de urbanização
Foto: Divulgação/PBH

Urbel retoma obras de urbanização na vila Novo Ouro Preto

criado em - atualizado em
Mais uma obra de urbanização em vilas e favelas da capital foi retomada pela Prefeitura, por meio da Urbel, e trará diversas melhorias para a comunidade. Dessa vez, os beneficiados são os moradores da vila Novo Ouro Preto, região da Pampulha, que escolheram as intervenções por meio do Orçamento Participativo (OP) 2008/2009. O empreendimento inclui a urbanização dos becos Doze e Roberto de Paula e ainda a construção de oito unidades habitacionais. Localizadas na rua Desembargador Paula Mota, no bairro Ouro Preto, as moradias serão destinadas ao reassentamento de famílias removidas em função de obras. 

O valor aproximado de recursos investidos é de R$ 2,3 milhões, do Fundo Municipal de Saneamento. O empreendimento havia sido paralisado em 2013. O processo foi retomado em 2017 e as obras reiniciadas em julho desde ano. A previsão de conclusão das intervenções é até o final de 2019. 

A urbanização dos becos prevê pavimentação, rede de esgoto, contenções e uma praça destinada à prática de esportes e lazer. E o trabalho de avaliação e negociação com cerca de 23 famílias que serão removidas já foi iniciado. De acordo com a engenheira da Urbel que fiscaliza a obra, Bernadete Nunes, o empreendimento vai proporcionar mais qualidade de vida para as famílias da região. "O local se transformará, com as intervenções, em um lugar com vias de acesso adequadas, água, luz, esgoto e iluminação pública", afirma.  

A chefe de Divisão de Acompanhamento de Empreendimentos da Urbel, Adriana Lemos, explica que a licitação para finalização dessa obra também engloba o empreendimento 99, referente ao OP 2009/2010, e o empreendimento 90, relativo ao OP 2011/2012, que serão iniciados. "Esses empreendimentos abrangem outras intervenções urbanísticas para melhorias na vila Novo Ouro Preto e, quando forem finalizados, todas as obras de urbanização previstas no Plano Global Específico (PGE), estudo que norteou a reestruturação urbana, ambiental e o desenvolvimento social na região, estarão concluídas", ressalta.
 

Urbel retoma obras de urbanização na vila Novo Ouro Preto