Pular para o conteúdo principal

Cerca de 20 profissionais da enfermagem se confraternizam no encerramento da Semana da Enfermagem na UPA Pampulha.
Foto: Andréa Moreira

UPA Pampulha comemora Semana da Enfermagem

criado em - atualizado em

“Enfermagem na linha de frente transformando o cuidado”. Com este tema, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha preparou um importante evento para a Semana Nacional da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de Maio. As atividades tiveram início no dia 15 e se estenderam até o dia 26 de maio e foram realizadas  de forma queos 78 técnicos e 22 enfermeiros, que trabalham nos dois turnos de funcionamento da unidade, participassem.

 

As palestras abordaram conteúdos técnicos e de informações gerais e foram organizadas pelas profissionais responsáveis pela Educação Permanente e pela Coordenação da Enfermagem na unidade. Alguns dos temas abordados foram: o levantamento sobre o perfil do paciente, a reestruturação da Central de Material Esterilizado (CME), o impresso de atendimento de Parada Cardiorrespiratória (PCR), a importância de administrar os medicamentos prescritos no horário correto e os eventos adversos. Evento adverso é uma lesão ou dano não intencional que resulta em incapacidade ou disfunção, temporária ou permanente e/ou prolongamento de tempo de permanência ou morte, como consequência do cuidado prestado.

 

Para a enfermeira Magda Oliveira, que trabalha na UPA desde 2005 e atualmente responde pelo setor de Educação Permanente na unidade, a capacitação superou as expectativas: “Foi possível levantar o perfil do paciente e equalizar a informação junto aos profissionais da enfermagem. A equipe se envolveu ativamente das palestras. Foi muito bom também porque integrou mais a equipe.”

 

Coordenadora de Enfermagem na UPA e uma das responsáveis pela organização da capacitação, Edilaine Maria da Silva contou que ficou surpreendida com os resultados: “Por ser uma equipe grande, dividida em escalas, as reciclagens são sempre muito bem vindas. Além disso, era necessário levar ao conhecimento da equipe as novidades implementadas com a nova coordenação e gerência da unidade. Houve um retorno valioso da equipe, pois ouvimos as necessidades e compartilhamos as dificuldades da unidade no propósito de construirmos alternativas para a melhoria do processo de trabalho”.

 

Trabalhando na UPA como enfermeira desde 2003, Carmem Isabel dos Santos achou que a semana foi agradável: “Houve muito conteúdo técnico, mas tivemos também a oportunidade de abrir nossos corações. Nos sentimos ouvidos e houve a sensação de que vamos trabalhar como uma família.”

Gerente da unidade, Maristela Nascimento destacou o cuidado e o envolvimento da coordenação e da enfermeira Magda, responsável pela Educação Continuada, na elaboração do evento. “Houve dedicação na definição dos temas a serem abordados, na divulgação, na preparação de lembrancinhas, sorteio de brindes e no coffee break, o que proporcionou um ambiente agradável aos participantes. Momentos como estes favorecem o crescimento profissional e a integração da equipe.”