Pular para o conteúdo principal

Terça da Dança propõe investigação do corpo em encontro de improvisação
Foto: Carina Castro

Terça da Dança propõe investigação do corpo em encontro de improvisação

criado em - atualizado em

Um encontro aberto e seguro para quem tem interesse em investigar seu próprio corpo em movimento. Esta é a proposta da Jam Livre de Contato, que acontece nesta terça-feira (20), às 19h, no Teatro Marília. Organizada pelo Coletivo TaTo, a atividade integra o Terça da Dança, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH), que oferece uma programação contínua, composta por apresentações artísticas e ações formativas e reflexivas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site da Sympla a partir desta quinta-feira (15), ou na bilheteria do teatro duas horas antes da atividade. A programação completa dos Teatros Municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.

 

O encontro parte de uma prática corporal coletiva direcionada a despertar o corpo de cada participante à escuta e à atenção sensíveis, seguindo como um espaço aberto, democrático e horizontal para a experimentação e a improvisação em dança, música e outras artes. O encontro é voltado também para pessoas interessadas em investigar as possíveis relações de seu corpo com o outro e com o espaço em que habita. O foco de investigação é a linguagem do Contato Improvisação (CI), aberto ao diálogo com outras linguagens artísticas. A prática dura aproximadamente uma hora e meia, sendo o primeiro momento dedicado à preparação corporal e sensível guiada, baseada nos princípios do CI, e posteriormente à improvisação.

 

O Contato Improvisação é uma prática de dança artística, terapêutica e recreativa que possibilita ao praticante investigar profundamente seu corpo – peso, forças, fluxos, relações – a partir da experimentação. Por um treinamento sensível das capacidades de escuta, atenção e confiança, o praticante poderá se engajar não apenas na expressão livre de seu movimento, mas também na construção de relações com o outro, pautadas no diálogo e na horizontalidade.

 

A atividade é coordenada por Serena Rocha, bacharel em Letras com ênfase nos estudos literários e complementação pedagógica. Serena estudou dança contemporânea, buscando se aprofundar em algumas abordagens da educação somática e na pesquisa do Contato Improvisação. Tem interesse especial pelos processos de criação que buscam as interseções entre dança e escrita. Pesquisou durante sua formação a tradução de textos teatrais para o contexto do palco, investigando as possibilidades de transição entre palavra e movimento. Entre 2016 e 2020, atuou como facilitadora de práticas de Contato Improvisação em BH.

 

Coletivo TaTo

Organizador da Jam Livre de Contato, o Coletivo TaTo é um grupo que, desde 2016, dedica-se à pesquisa e experimentação do corpo no seu potencial de movimento, de encontro e de transformação a partir da prática do Contato Improvisação. Atualmente formado por Lara Santos, Ana Rita Nicoliello e Serena Rocha, o Coletivo TaTo oferece aulas regulares de CI, produz oficinas e workshops, desenvolve laboratórios e atividades de criação em parceria com artistas locais e organiza jams – encontros de improvisação – mensais orientadas em diversos locais da cidade.

 

Serviço

Terça da Dança | Jam Livre de Contato

Duração: 90min. | Classificação: Livre

Data: dia 20 de junho, terça-feira, às 19h

Entrada gratuita: retirada de ingressos no site da Sympla ou na bilheteria do teatro duas horas antes da atividade

Local: Teatro Marília (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)