Pular para o conteúdo principal

Cortejo de estudantes no BH Educa 2019
Foto: Divulgação/PBH

Semana da Educação tem cortejo nesta terça e atividades seguem até 23/9

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, nesta segunda-feira, dia 16, a Semana da Educação 2019 – BH Educa.  As atividades de abertura aconteceram no Teatro Francisco Nunes, com a apresentação do resultado do VII Festival Educação Integral de Minicurtas. Com o tema “Afeto”, 24 vídeos, de um minuto cada, foram produzidos por alunos de escolas municipais de Belo Horizonte e ficaram disponíveis para votação popular, durante todo o mês de agosto, no portal da Prefeitura. A premiação contemplou os vencedores nas categorias animação, documentário e ficção.

 

Na noite desta segunda-feira, o teatro Francisco Nunes também recebeu o painel de abertura BH Educa e a palestra com o tema: “Diálogos da Educação e a Cidade”, da secretária municipal de Política Urbana, Maria Fernandes Caldas. O evento contou com a participação de secretários e representantes de diversos órgãos da Prefeitura, profissionais, parceiros da Educação, estudantes e comunidade escolar, além da secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, e do secretário Municipal Adjunto de Educação, Marcos Alves, que conduziram os trabalhos.

 

Já nesta terça-feira, dia 17, às 8h, um grande Cortejo pela Educação inicia as atividades do dia. A ação contará com a presença quatro grupos, com aproximadamente três mil estudantes das escolas municipais e comunidade escolar, que sairão das praças da Liberdade, Afonso Arinos, Tiradentes e da rua Itambé e se encontrarão na entrada do Parque Municipal, pela avenida Afonso Pena. O Cortejo pela Educação será acompanhado pela Guarda Municipal e pela nova Patrulha Escolar, com previsão de chegada ao parque às 9h30, quando será realizada a abertura oficial da Semana da Educação. 

 

Durante a Semana BH Educa, que vai até o dia 23 de setembro, os visitantes poderão apreciar, nos espaços do Parque Municipal, a Exposição Fotográfica "Um olhar, uma Luz" - coletânea de fotografias produzidas pelos estudantes da Rede Municipal de Educação - expressão das diversas realidades.

 

Na Praça da Estação, a programação inclui a carreta Conexão Gentileza Digital, que estará estacionada em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ). Até o dia 21 de setembro, o telecentro itinerante oferecerá serviços gratuitos, como criação de currículos, cursos rápidos, emissão de segunda via de contas e acesso à internet, enquanto artistas do grafite farão intervenções na lataria externa do veículo. Confira a programação completa da Semana da Educação 2019.

 

Festival de Curtas

Na premiação do Festival de Curtas, o vídeo mais votado pelo júri popular na categoria animação, com 1.038 votos, foi o minicurta Corrente do Bem, da Escola Municipal Herbert de Souza, que também ficou em primeiro lugar na avaliação do júri técnico. O segundo lugar foi para o vídeo O Poder do Afeto, da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa, e o terceiro ficou com a turma de alunos da Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes, com o curta Empatia: Na Essência é Amor, na Prática é Solidariedade.

 

Na categoria documentário, o eleito pelo júri popular, com 5.681 votos foi Amabilidade, produzido pelos alunos da Escola Municipal Santos Dumont. O minicurta apontado pelo júri técnico como o melhor na categoria foi Libras, a Linguagem do Amor, da Escola Municipal Emídio Berutto. O segundo vídeo melhor avaliado pelo júri técnico foi Gerações, da Escola Municipal Projeto Providência – Unidade Vila Maria. Em terceiro lugar, avaliado pelo júri técnico, ficou o curta Agentes do Afeto, da Escola Municipal Israel Pinheiro.

 

O vídeo A Soma dos Afetos = Recomeço, da Escola Municipal Cônego Raimundo Trindade, teve 7.306 votos do júri popular, e também ficou em primeiro lugar na escolha do júri técnico. O segundo melhor avaliado pelo júri técnico foi a produção dos estudantes da Escola Municipal Senador Levindo Coelho, Sororidade e Afeto: Chega de Violência Contra a Mulher! O terceiro colocado, na avaliação do júri técnico, foi o curta Educando com Amor, da Escola Municipal Jonas Barcellos Correa. Cada um dos participantes recebeu uma medalha e os primeiros lugares foram premiados com um troféu.

 

O secretário adjunto de Educação, Marcos Alves, acompanhou toda a apresentação, fez a entrega dos prêmios aos vencedores e parabenizou todos os participantes. “Todos os vídeos ficaram lindos e muito bem feitos. Pela primeira vez o Festival chega à população com uma visibilidade muito maior, dentro da Semana da Educação, que vem justamente para mostrar para a população que a Educação de Belo Horizonte vai além do ensino e da aprendizagem. Queremos extrapolar os muros da escola e mostrar o que os estudantes, os professores, a comunidade escolar e todos os profissionais da educação estão desenvolvendo com criatividade e dedicação”, definiu.