Pular para o conteúdo principal

Carnaval de rua
Foto: Julia Lanari

Segundo final de semana do Carnaval de BH agita foliões

criado em - atualizado em

A programação do Carnaval de Belo Horizonte segue a todo vapor. No último final de semana, mais de 80 blocos de rua se apresentaram em diversos pontos da capital. Os cortejos transitaram pelo axé, rock, sertanejo e eletrônico. Para 2023, são esperados mais de 500 desfiles. A programação completa está disponível no Portal Belo Horizonte.

 

“O segundo final de semana do Carnaval de Belo Horizonte mostrou a vocação da nossa festa em ser plural e inclusiva. Notamos uma cidade mais feliz. A nossa expectativa para o feriado de carnaval está lá em cima. Continuaremos trabalhando para entregar com qualidade os serviços de segurança, limpeza urbana e mobilidade para a população e turistas. Deixo o meu convite para que venham curtir o carnaval na cidade", afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.

 

Cento e dezessete blocos de rua se cadastraram para desfilar na cidade nos dias 11 e 12 de fevereiro. Após as reuniões operacionais da Belotur com os grupos, 33 deles optaram pelo cancelamento prévio do desfile. Assim, dos 84 blocos de rua que confirmaram seus cortejos, e que estavam listados na programação oficial divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte, apenas dois não se apresentaram.

 

Para melhor atender o folião, a Belotur disponibilizou 456 cabines sanitárias móveis no sábado (11) e 468 no domingo (12). Destas, oito eram adaptadas para pessoas com deficiência. Também foram instaladas grades em diversos pontos da capital mineira, com o intuito de proteger praças e monumentos.

 

Programação agitada no final de semana

 

O final de semana começou na sexta-feira (10) ao som de Raul Seixas com o bloco Abre-te Sésamo. As músicas do rei do rock embalaram o cortejo pelo Centro, terminando na praça Raul Soares. Inspirados na canção "Que luz é essa?”, os foliões se vestiram com pisca-piscas e muito brilho.

 

Na manhã de sábado (11), o bloco Fera Neném animou os pequenos e seus papais no bairro Serra. Cantigas, sambas de roda, cirandas, frevos e outras músicas do universo das crianças fizeram parte do repertório. Ainda pela manhã, o Mamá na Vaca ganhou as ruas do Santo Antônio e São Pedro e arrastou uma multidão. O cortejo surgiu como uma homenagem à famosa vaquinha da Rua Leopoldina. Os foliões levaram o tributo a sério e era possível ver muitas fantasias que faziam referência ao animal.

 

Pela tarde, foi a vez do Tapa de Mina. O bloco, que sai no Santa Efigênia, é composto exclusivamente por mulheres e influenciado pela cultura Afro. O seu intuito é celebrar o poder feminino e a coletividade. Também chamando a atenção para uma causa social, a Apaetucada desfilou no Santa Tereza. O cortejo é composto por pessoas usuárias da Apae-BH, familiares e comunidade e defende o uso terapêutico da música, dança e teatro como forma de inserção social de pessoas com deficiência.

 

O domingo (12) começou ao som do axé das bandas Asa de Águia e Chiclete com Banana. O cortejo do Asa de Banana agitou os foliões da Savassi com muita coreografia e animação. Na parte da tarde, nem a chuva desanimou os foliões. O @bsurda, um dos maiores blocos LGBTQIAP+ da cidade, levou muita diversidade e alegria para o Centro. O cortejo do CARNAKVSH agitou uma multidão atraída pela música eletrônica. O bloco, que desfilou pelas ruas da Savassi, convidou a dupla Clara X Sofia para a festa.

 

Nos arredores do Estádio Independência, o Sagrada Folia encerrou o segundo final de semana do Carnaval de Belo Horizonte com chave de ouro. Marchinhas embalaram as famílias que curtiam a folia.

 

A programação de pré-carnaval segue até o próximo dia 17 . Na quarta-feira (15), a partir das 16h, o bloco Chama o Síndico trará às ruas da regional Centro-Sul muita música e alegria ao som de Tim Maia e Jorge Benjor. A concentração acontece na avenida Afonso Pena 1.377. O Bloco da Bicicletinha, festa onde todos os foliões desfilam de bicicleta, chega com muita irreverência na noite do dia 16. A concentração ocorre na avenida Arthur Bernardes, 250, na Vila Paris, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

 

A programação completa de blocos de rua, blocos caricatos e escolas de samba está disponível no Portal Belo Horizonte.  

 

Carnaval 2023

 

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, a festa teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

 

O Carnaval de Belo Horizonte 2023 tem o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais e colaboração da Rede de Supermercados BH. A folia conta ainda com a parceria das cervejarias 040, Verace, Laut Beer e Albanos; da bebida destilada Gingibre; do hotel Ouro Minas; da plataforma digital Sympla; da empresa de cosméticos O Boticário e da marca de produtos de limpeza Limpão Mercados.