Pular para o conteúdo principal

 Ruas do Bairro Pirajá estão recebendo novo sistema de drenagem
Rogério França/PBH

Ruas do Bairro Pirajá estão recebendo novo sistema de drenagem

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou as obras de implantação de drenagem, canalização, adequação da rede de esgoto e pavimentação em vias do Bairro Pirajá, na Região Nordeste. Serão contempladas as ruas: Paulista, Valério, Moreira, Antônio de Freitas, Lídia, Altamira, Expedicionário Elias Saad, Ferreira dos Santos e Maria Auxiliadora. Será feita a melhoria, ampliação e implantação do sistema de drenagem pluvial profunda e superficial, com recomposição de sarjetas e implantação de bocas de lobo.

As obras fazem parte do Orçamento Participativo e a Prefeitura irá investir R$4,2 milhões com recursos do Fundo Municipal de Saneamento. A conclusão dos serviços está prevista para o final do 2º semestre de 2024. Os trabalhos estão sendo supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

As intervenções têm como objetivo promover a drenagem da região mitigando alagamentos, uma vez que o sistema existente é insuficiente para a vazão.  “A região é caracterizada pela alta ocupação urbana e a topografia se apresenta bastante acidentada, inserida na parte alta da Bacia do Ribeirão do Onça. A implantação do sistema de drenagem na Rua Expedicionário Elias Saad irá reduzir substancialmente os alagamentos frequentes na região”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

Durante a execução das obras, só haverá trânsito local nas vias. Serão implantadas faixas de pano e sinalização com placas para orientar os motoristas e pedestres.