Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da cidade de Belo Horizonte

Referência em desenvolvimento sustentável, BH participa de conferência na Suécia

criado em - atualizado em

As ações da Prefeitura de Belo Horizonte na área de desenvolvimento sustentável como a substituição de lâmpadas incandescentes por LED e a promoção de incentivos para fomentar a instalação de indústrias limpas, foram destaques no evento “Speeding Up for Change”, realizado na semana passada, em Malmo, na Suécia.
 

Com as presenças da secretária de Política Urbana Urbana, Maria Caldas, e do secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, a conferência reuniu investidores, especialistas e representantes de diferentes cidades e regiões a fim de definir estratégias e soluções inovadoras nos setores de energia e transporte para uma economia livre de combustíveis fósseis.
 

Um dos objetivos da participação de Belo Horizonte na conferência foi a busca de parcerias para viabilizar novos projetos ambientais na capital mineira. Maria Caldas ressaltou que a Prefeitura de Belo Horizonte foi convidada devido à experiência da capital na área. “Nós elaboramos um inventário que identificou as principais fontes emissoras, e, com base nesse registro, elaboramos um plano municipal de redução de gases de efeito estufa”, enfatizou.
 

Maria Caldas ressaltou ainda que, com a implantação em 2010 da Central de Aproveitamento Energético de Biogás, Belo Horizonte deixou de lançar na atmosfera cerca de quatro milhões de toneladas de CO2. O município promove ainda incentivos para fomentar a instalação de indústrias limpas e a cidade já se destaca como pólo de startups.
 

As ações implementadas em Belo Horizonte já renderam ao município o título de Capital Brasileira da Hora do Planeta - um prêmio promovido pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza).