Pular para o conteúdo principal

Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá recebe propostas
Foto: Divulgação/PBH

Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá recebe propostas

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu as propostas técnicas e financeiras das empresas que participam do processo licitatório do Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá. Este projeto será financiado pelo Banco Mundial e está inserido no Programa de Mobilidade e Inclusão Urbana de Belo Horizonte. 

Localizada na Regional Barreiro, uma das mais antigas da cidade, a Região do Jatobá abriga um cenário diverso, que engloba assentamentos de interesse social, zonas industriais, bairros formais e áreas de relevância ambiental. Compreendendo tal complexidade, e tendo como premissa a melhoria das condições de vida da população local, a Prefeitura de Belo Horizonte estruturou o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá. O Programa consiste na elaboração de Planos que permitirão concretizar, de maneira colaborativa, diagnósticos e proposições de intervenções ambientais, urbanísticas, geotécnicas, de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e limpeza urbana. Irá contar com estimativa de custos e quantitativos para sua efetiva implantação. 

Segundo Gisella Lobato, Diretora de Gestão da Política Urbana: “ A escolha do território traz ao mesmo tempo grandes desafios e potencialidades, uma vez que associa questões ambientais, sociais e econômicas. O Programa tem como objetivo a construção de diretrizes e propostas de desenvolvimento territorial e de instrumentos jurídico-urbanísticos que serão construídos buscando a compatibilização dos diferentes interesses presentes, a minimização dos conflitos e o reforço das potencialidades, com ampla participação dos atores locais. Ele compreende a elaboração de um conjunto de planos e estudos que irão contribuir para a construção de um modelo de gestão territorial integrado e sustentável e que poderá ser replicado em outras experiências de planejamento municipal.” 

Integrado aos princípios da Nova Agenda Urbana da ONU-Habitat e do Plano Diretor Municipal (Lei nº 11.181/19), o Programa de Desenvolvimento Estratégico da Região do Jatobá tem como alicerces a participação popular, o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o compromisso com a mitigação dos efeitos provocados pelas mudanças climáticas.