Pular para o conteúdo principal

Sete pessoas, com roupas de ginástica e tênis, fazem alongamento à noite.
Foto: Divulgação PBH

Programa da Prefeitura contribui para melhorar a qualidade de vida do servidor

criado em - atualizado em

Para tentar amenizar a dor pela perda da mãe, em virtude de um câncer, a servidora da Secretaria Municipal de Fazenda, Magna Regina do Carmo, de 56 anos, começou a se exercitar. Duas vezes por semana ela pratica caminhada ao ar livre no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, e recebe, durante os treinos, o acompanhamento de um profissional do projeto “Corredores da Cidade”, da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Além de ser um importante aliado nesse momento de passagem do luto, a servidora conta que percebeu no exercício físico uma oportunidade para melhorar sua qualidade de vida. “Queria praticar algo que me ajudasse a passar por esse momento difícil e, também, que me auxiliasse no processo de emagrecimento e envelhecimento, pois não quero chegar aos 80 só com dor e me entupindo de remédios”, relatou Magna.

 

Ela integra o grupo de corrida e caminhada do “Corredores da Cidade”, que é realizado em parceria com a Unimed, para estimular a prática de atividade física e a adoção de hábitos mais saudáveis pelos funcionários públicos municipais. A iniciativa é gratuita e faz parte de uma série de ações do programa Movimenta PBH para a valorização do servidor.

 

As atividades tiveram início em dezembro e a funcionária pública já começou a perceber inúmeros resultados: já melhorou o sono e o humor; está mais disposta a exercer suas atividades diárias; eliminou quatro quilos – também conta com ajuda de um nutricionista; e diminuiu o estresse. “A cada dia de atividades, percebo melhora significativa na disposição física. Menos cansaço e mais flexibilidade do corpo. Enfim, é perceptível o bem que a prática de exercícios me traz, principalmente ao ar livre”, ressaltou Magna, que tem como uma das metas participar da Volta Internacional da Pampulha.

 

 

Qualidade de vida

A colega de trabalho de Magna, Lilia Wendorff, de 59 anos, também é aluna do “Corredores da Cidade” e disse que já se sente uma outra pessoa com a prática da caminhada. “Percebo grande melhora nos meus movimentos. Sinto-me mais alongada e minha postura também tem melhorado sensivelmente. Além disso, aprendi a posicionar minha coluna durante a caminhada para não ter dores nas costas. Isso foi muito importante para mim, pois essas dores também me desanimavam a fazer atividade física”, descreveu. Segundo ela, o começo foi tímido, com apenas uma volta no parque, mas, agora, ela já é capaz de dar três, que equivalem a um percurso de 4,5 quilômetros. Em breve ela pretende alcançar os seis quilômetros.

 

“Acho muito boa a oportunidade de conhecer pessoas novas e interagir com colegas dos mais variados setores da Prefeitura. Agradeço e parabenizo a toda equipe do Movimenta PBH. Que esse movimento continue e se amplie atingindo a todos os servidores que precisam sair do sedentarismo e praticarem atividades que vão contribuir para uma melhor qualidade de vida”, destacou a servidora.

 

Outro participante do projeto é o gerente de Zoonoses da regional Leste, José Marcos Furquim. Ele relatou que, por conta de uma vida sedentária, ganhou 16 quilos em um ano e se tornou hipertenso. Para reverter essa situação, José Marcos se inscreveu no “Corredores da Cidade” e retomou as atividades físicas. “De dezembro até agora, já perdi quatro quilos, a pressão arterial melhorou, a resistência física está maior e estou mais disposto para as atividades do dia a dia”, afirmou.

 

Ele relatou que, com a assessoria dos profissionais, percebe-se que a cada treino há uma evolução em resistência física e em distância percorrida no mesmo intervalo de tempo. “Os professores respeitam as potencialidades e fraquezas individuais procurando, dentro do possível, prestar um atendimento individualizado sem esquecer a característica de socialização da corrida/caminhada”, ponderou.

 

De acordo com a gerente de Gerente de Gestão do Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Ligia Rache, os depoimentos validam o objetivo do projeto, que é o de reafirmar o compromisso com a saúde e qualidade de vida do servidor e estimular a sua interação com pares de diferentes órgãos.

 

 

Como funcionam as atividades

Os treinos são realizados às segundas e quartas-feiras, entre 17h30 e 19h30, com horários flexíveis, de acordo com a disponibilidade do servidores. Para auxiliar os alunos, as atividades são acompanhadas por educadores físicos, que fazem um atendimento personalizado, com avaliação física e planilha de treino. Também são oferecidas dicas de desempenho, postura e fortalecimento do sentimento de equipe. Além disso, são disponibilizados materiais para alongamentos, colchonetes e água mineral.

 

A representante da Unimed, Paola Braga, explica que nesse atendimento individualizado são feitas análises de Índice de Massa Corporal, medida de circunferência abdominal, testes de resistência e prática de Cooper, para aqueles que já têm costume de correr.

 

 

Inscrições

Cerca de 240 servidores integram o grupo de corrida. Ainda há vagas disponíveis e as inscrições para novos integrantes estão abertas até o próximo dia 23, terça-feira, até as 12h. Elas devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, enviado para o e-mail institucional do servidor. A coordenação do projeto orienta aqueles que tiverem interesse em participar, após este período de inscrições, que enviem um e-mail para movimenta@pbh.gov.br para que sejam verificadas as possibilidades de inclusão no grupo.