Pular para o conteúdo principal

Técnico confere pressão de adepto da caminhada em local aberto, durante o dia.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa da PBH realiza avaliações físicas em adeptos da caminhada, de 23 a 27/9

criado em - atualizado em

Na próxima semana, cerca de 300 pessoas que praticam caminhada em pistas da capital passarão por avaliações físicas pelos profissionais do Caminhar, programa desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.  Os testes serão realizados das 7h às 9h em quatro pistas e constarão de medida de pressão arterial, massa corporal, perímetro abdominal, peso, altura e frequência cardíaca.

 

Na segunda-feira, dia 23 de setembro, a equipe do Caminhar atenderá os caminhantes da pista da rua Eduardo Cândido dos Reis (esquina com avenida Senador Levindo Coelho), no Barreiro. Na terça, o programa desenvolverá as atividades na pista da Via Expressa, localizada na Praça das Jabuticabeiras, região Noroeste.

 

Outras pistas incluídas com atendimento do Caminhar no período são: dia 25, avenida Bernardo Vasconcelos (esquina com Rua Nossa Senhora da Paz, próximo ao nº 780), região Nordeste; dia 26, Praça da Saúde (entre a avenida Silva Lobo e a rua Viamão). As atividades da semana serão encerradas no dia 27, na avenida dos Andradas (esquina com Mem de Sá), região Leste.

 

Os interessados podem procurar a equipe do programa que atende em tendas montadas em áreas próximas à pista.

 

 

O programa 

O objetivo do Caminhar é estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde. Cerca de mil pessoas são atendidas mensalmente pelo programa, de segunda a sexta-feira, em noves pistas da cidade, uma em cada regional. Informações sobre dados do Caminhar e endereços das pistas podem ser acessadas aqui.

 

Os usuários têm acesso, periodicamente, a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. Os frequentadores de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas, das 7h às 9h30. A equipe formada por profissionais e estagiários de educação física atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado.

 

Entre os serviços oferecidos destacam-se as avaliações físicas, os testes de força e flexibilidade e a aferição de pressão arterial. Os profissionais também fazem análise individual sobre os dados dos testes e fornecem orientações sobre a forma mais segura de praticar a caminhada.

 

No primeiro atendimento são realizados o cadastro e a avaliação de composição corporal. Outros testes são realizados em encontros posteriores, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados para possibilitar o monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa.

 

 

Caminhar nas escolas

O Caminhar é desenvolvido também nas escolas municipais, com realização de atividades lúdicas que objetivam sensibilizar os alunos sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde. A partir de segunda-feira, dia 23, a equipe do Caminhar desenvolverá atividades das 7h às 10h na Escola Municipal Governador Carlos Lacerda, rua Princesa Leopoldina, 490, Ipiranga, região Nordeste. Até o dia 27, serão desenvolvidas ações educativas para cerca de 400 alunos com idade média de 11 anos. A programação será realizada dentro das salas de aulas e na quadra esportiva da escola, com jogos de peteca.