Pular para o conteúdo principal

Oito crianças jogam futsal em quadra no Centro Poliesportivo Dom Bosco, na região Noroeste.
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Programa da PBH ensina técnicas de futsal para crianças

criado em - atualizado em
As aulas da Escolinha de Esportes iniciaram há pouco tempo no Centro Poliesportivo Dom Bosco, na região Noroeste, e alguns alunos já não conseguem segurar a ansiedade em participar das atividades. Um dos jovens é Kayque Rodrigues de Souza, 13 anos. “Dormi pensando na aula do dia seguinte. É que essas aulas vão me possibilitar dominar a técnica e melhorar a pontaria dos chutes em direção ao gol”, conta. 


Nas aulas, que são realizadas nas manhãs de terças e quintas, Kayque atua na função de atacante e se inspira nos craques Neymar e Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. 

Pai de João Gabriel de nove anos, Dilvano Alves Coelho afirma que levar e buscar o filho na Escolinha é motivo de muita satisfação. Lembra que há dois anos não teve condições financeiras de manter o filho na escolinha de futebol e ficou muito satisfeito quando, no final de fevereiro, recebeu o comunicado da diretoria da Escola Municipal Maria Rezende Costa informando sobre a abertura das aulas de futsal, perto da sua casa. “Essa iniciativa da Prefeitura vai contribuir para melhorar a saúde do meu filho e ainda aumentar sua integração com outras crianças em um ambiente seguro” afirmou.



Outra mãe que não economiza elogios sobre a escolinha é a Flávia Seabra, mãe de Ruan Lucas, de 10 anos. “Meu filho sempre gostou de futebol que é sua paixão desde quando nasceu. Agora, ele tem possibilidade de treinar, perto da minha casa, em um espaço seguro e ainda fazer amigos entre os colegas da equipe, que estudam com ele na escola”, relata. 



Já as jogadas de Samuel de Lima Alves Amorim são acompanhadas atentamente pela sua avó, Vera Lúcia de Lima Alves, de 70 anos, que leva com satisfação o neto para participar das aulas de futsal. Segundo ela, o programa deu a primeira oportunidade ao Samuel fazer o que ele mais gosta na vida que é jogar futebol. “Isso lhe trouxe muita alegria”, conta. 


 
Inscrições

As inscrições para a Escolinha de Esportes no Centro Poliesportivo Dom Bosco podem ser realizadas no próprio local durante o período de realização das aulas. Lembrando que nas terças e quintas, das 8h às 9h, são realizadas aulas de futsal masculino (idade entre 8 a 11 anos), das 9h às 10h, esportes e danças para o público feminino (idade 8 a 15 anos) e das 10h às 11h, futsal masculino (idade entre 12 e 15 anos).



As atividades da Escolinha, integrante do Programa Esporte Esperança, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, são coordenadas por uma equipe de estagiários e profissional de Educação Física. 



Ações 

O programa Esporte Esperança atende crianças e adolescentes, entre 3 a 17 anos com o objetivo de contribuir para a sua formação esportiva, construção de valores éticos e melhoria da qualidade de vida. As atividades são realizadas, prioritariamente, nas regiões de maior vulnerabilidade, cujas localizações coincidem, em sua maioria, com os territórios de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).



O programa também atende a crianças de três a cinco anos matriculadas em instituições de educação infantil e creches conveniadas à Prefeitura. O atendimento para o público de 6 a 17 anos é feito nas escolinhas e oficinas, com aulas de várias modalidades esportivas.

 


13/03/2018. Esporte Esperança - Escolinha do Bairro Dom Bosco. Fotos: Vilma Tomaz/PBH