Pular para o conteúdo principal

Programa Centro de Todo Mundo traz reforço para limpeza urbana
Foto: PBH/ Divulgação

Programa Centro de Todo Mundo traz reforço para limpeza urbana

criado em - atualizado em

O Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, o Centro de Todo Mundo, tem a limpeza urbana como um dos componentes. Desde que foi lançado, em 6 de março, até o dia 22 de junho, os serviços para manter as vias e praças limpas registram números expressivos. A Praça Sete, neste período, foi varrida 464 vezes e lavada 72. O serviço, muitas vezes despercebido pelos milhares de moradores que passam pelo local diariamente, é fundamental para a qualidade de vida na cidade. A média de resíduos coletados por dia pelos garis da varrição no local é de aproximadamente 660 quilos. Esse número foi medido pelo Lixômetro, uma enorme caixa transparente feita de acrílico, que fez parte de uma campanha educativa da SLU, na abertura do programa Centro de Todo Mundo. De 7 a 9 de março ele recebeu todos os resíduos recolhidos na Praça Sete, totalizando 3,3 toneladas.

 

Outros cartões postais da cidade também recebem cuidados especiais da SLU. Desde o lançamento do “Centro de Todo Mundo”, a Praça da Estação foi varrida 327 vezes e lavada 60 vezes. A Praça da Liberdade foi varrida 109 vezes e lavada 45. A Praça da Assembleia passou por 109 varrições e 31 lavações. Os garis varreram a Praça do Papa 109 vezes e a lavaram 31 vezes. Na Raul Soares, foram 200 varrições e 45 lavações. A Praça Rio Branco foi varrida 454 vezes e lavada 109 vezes.

 

O cuidado não se restringe às praças. As ruas do Hipercentro, no entorno da Praça Sete, foram varridas 436 vezes. Na região centro-sul da cidade, foram feitas 10.900 ações de lavagem, com o uso de água, sabão e cloro em passarelas, escadarias, viadutos, ruas e avenidas.

 

Além disso, todos os postes da região central foram limpos em 15 ocasiões, com a retirada de cartazes e adesivos afixados indevidamente. A equipe de Mobilização Social da SLU também fez campanhas educativas no Centro da cidade, orientando moradores e comerciantes sobre a forma correta de descartar o lixo. Foram abordadas 4.519 pessoas, no entorno da Rodoviária, na Praça Sete e nos arredores da Rua Guaicurus.

 

Ainda dentro do programa Centro de Todo Mundo, a SLU realizou, em abril, a limpeza do Pirulito da Praça Sete, com a com a retirada de pichações, adesivos e cartazes. Os garis usaram água, espátula, escova, estopa e um produto específico, que removeu a sujeira sem danificar a superfície do monumento, preservando suas características. Em março, os garis também removeram 193 m² de pichações na Praça Sete.

 

De acordo com chefe do Departamento de Limpeza Urbana da SLU, Erika Resende, as pessoas podem ajudar muito no trabalho da SLU, com atitudes simples, como não jogar o lixo no chão. “O simples ato de descartar papéis, embalagens, restos de alimentos ou guimbas de cigarro no chão, por mais insignificante que seja, gera toneladas de resíduos, que poluem a cidade e prejudicam o espaço urbano. Pequenas atitudes, como mudar esse comportamento, geram grandes benefícios para todos”, afirma.