Pular para o conteúdo principal

Rapaz sentado em frente ao computador, em uma sala, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

Prodabel oferece cursos de qualificação para jovens de 16 a 29 anos

criado em - atualizado em
Jovens que participam das aulas de informática oferecidas pela Prefeitura, por meio da Prodabel, estão conseguindo realizar o sonho de conquistar um emprego. Só em 2018, cerca de seiscentos jovens, de 16 a 29 anos, concluíram os cursos e ficaram aptos para buscar a inserção no mercado de trabalho. Em alguns casos, a vaga foi assegurada na própria Prodabel, que tem no seu quadro de pessoal quatorze funcionários que formados pelos cursos de qualificação. 

 

Um deles é Daniel Junio Vidal, de 20 anos. Depois de um ano e meio assistindo às aulas no Centro de Referência de Assistência Social da Vila Antena, ele foi selecionado pela Prodabel. Desde o dia 5 de agosto, ele trabalha na unidade sede, no Caiçara, e faz o monitoramento de redes de informática que existem em escolas, centros de referência, hospitais, abrigos e centros de saúde da capital mineira, gerenciados pela Prefeitura. “A minha formação e a minha contratação foram experiências incríveis. Estou na área que eu gosto de mexer, internet, computadores, estou muito feliz. Agradeço a todos da empresa, por terem me ajudado, apoiado e dado conselhos”, diz.   

 

Quem também começou uma nova carreira na Prodabel é Luís Fernando Barbosa, no setor de redes. O serviço é externo e diariamente ele faz a manutenção dos equipamentos nas unidades atendidas pelo sistema de informática da Prefeitura. Luís Fernando fez cursos de manutenção de computadores, redes e programação web, na Unidade Ipiranga da Prodabel, de outubro de 2018 a maio de 2019.

 

“Estava desempregado, precisava me especializar, fazer cursos técnicos, até que fui chamado para fazer uma entrevista na Prodabel”, contou. Funcionário desde o dia 12 de agosto, ele afirma que já está adaptado e que tem recebido bastante apoio dos colegas. “Há uma cumplicidade, uns ajudam os outros a resolver as coisas”. E ele afirma que já tem novos planos. “Tenho uma expectativa de crescimento dentro da empresa, quero estudar e me aperfeiçoar cada vez mais”, assegura.

 

 

Mais oportunidades

Essa qualificação garante novas oportunidades para os jovens, assinala a gerente pedagógica dos cursos de inclusão digital da Prodabel, Maria da Conceição Alves. “São pessoas que estão buscando oportunidade na vida delas, às vezes passam dificuldades. Aqui elas têm suporte da Prefeitura, recebem vale-transporte para vir fazer os cursos e conseguem se preparar melhor”, relata.

 

É o que aconteceu com Jéssica Rainara de Oliveira, de 17 anos. Ela participava de um grupo de jovens no Centro de Referência de Assistência Social Petrópolis, na região do Barreiro, quando foi chamada para fazer um curso de inclusão digital. Depois disso, a vida dela mudou. Em um ano e meio participou de vários cursos oferecidos pela Prodabel e agora foi selecionada para trabalhar na área de redes. “Depois dos cursos, eu comecei a ver as oportunidades na vida. Tenho mais visão do que eu posso ser no futuro, já penso em fazer faculdade no setor de Gestão Pública e me especializar em uma área voltada para a Informática”, afirma. Com apenas uma semana de trabalho, ela já começou a ajudar os professores na Unidade Ipiranga e revela que já está sendo preparada para, em breve, também dar aulas. 

 

 

10/09/2019. EX-ALUNOS DE CURSOS DA UNIDADE IPIRANGA GANHAM OPORTUNIDADES NA PRODABEL. Fotos: Divulgação/Prodabel