Pular para o conteúdo principal

Procon BH orienta consumidores sobre produtos da Páscoa

criado em - atualizado em
Com a proximidade da Páscoa, comemorada este ano no dia 1º de abril, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor de Belo Horizonte (Procon-BH) orienta os consumidores sobre alguns cuidados básicos ao sair às compras de alimentos típicos da época, como peixes e chocolates. A primeira dica: definir o que comprar antes de sair de casa, se possível, com uma lista. Em seguida, fazer uma pesquisa comparativa de preços, que podem variar de uma loja para outra, para buscar sempre os valores mais vantajosos.


“O consumidor também deve ficar atendo às informações veiculadas através de anúncios, panfletos e outras formas de publicidade, pois o lojista é obrigado a cumprir as ofertas anunciadas”, lembra Mônica Coelho, diretora do Procon-BH.


Para quem faz questão de consumir peixes durante o período da Quaresma e na Semana Santa, é fundamental ficar atento a detalhes como a limpeza, a organização e a temperatura do local de armazenamento, seja o pescado fresco, congelado ou salgado e seco. No caso do peixe fresco, a presença de cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas são sinais de que o produto não deve ser consumido.


A pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como o embalamento do produto. Se o consumidor desejar que o peixe seja embalado com gelo – para que fique protegido e preservado durante o trajeto para casa –, deve ficar atento para que o gelo não seja pesado junto com o produto.


Para saber mais detalhes, o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresenta a cartilha Orientações para a compra de pescados, com todas as informações.




Atenção com os chocolates 

Na hora da compra, é importante observar o local onde o produto é armazenado e verificar a limpeza do ambiente. O chocolate deve permanecer em temperatura de aproximadamente 18 graus, longe de itens que tenham odor forte, de artigos de limpeza e de fontes de calor. Em ambientes muito quentes o chocolate derrete e, no frio, o produto endurece e pode apresentar coloração esbranquiçada.


A embalagem deve conter, em linguagem clara, informações como prazo de validade, peso, quantidade, composição e características. A mesma atenção deve ser dada aos produtos diet e light. O consumidor não deve comprar produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis. Um alerta especial para quem deseja presentear os pequenos com ovos de chocolate recheados de brinquedos. Neste caso, a embalagem deve apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e identificação da faixa etária indicada.




Não basta ser doce, tem que ter cacau

De acordo com a Resolução no 264/2005 da Anvisa, para ser chamado de chocolate, o produto deve conter, no mínimo, 25% de “sólidos totais de cacau”, obtidos a partir da mistura de derivados de cacau, massa, cacau em pó ou manteiga de cacau com outros ingredientes. Já o chocolate branco deve apresentar, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau.  “Estas informações devem constar nas embalagens e o consumidor deve ficar atento a elas, caso queira realmente comprar chocolate”, orienta a diretora do Procon-BH.


Mônica Coelho explica que artigos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. Os produtos importados são obrigados ainda a apresentar informações em língua portuguesa, como identificação do fabricante e importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.


O conselho final é que os consumidores se conscientizem do quanto podem gastar sem prejudicar o orçamento, evitando as compras por impulso. “Esta postura é fundamental para evitar que as famílias comprometam seus orçamentos ou fiquem superendividadas”, conclui Mônica.



Unidades do Procon-BH

 

BH Resolve - Avenida Santos Dumont, 363 – Centro
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exclusivamente com hora marcada, mediante agendamento feito pelo site: http://agendamentoeletronico.pbh.gov.br/senhafacil/

Regional Barreiro - Avenida Sinfrônio Brochado, 587, Barreiro. Horário: 8h às 17h. 
Atendimento por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas. 

Câmara Municipal - Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia. Horário: 8h às 16h30. 
Atendimento por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas.

 

 

05/03/2018. Procon - Páscoa. Fotos: Raquel Bernardes/PBH