Pular para o conteúdo principal

Prêmio às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados tem inscrições prorrogadas
Foto: Ricardo Laf/Divulgação

Prêmio às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados tem inscrições prorrogadas

criado em - atualizado em

A data de inscrições para o Prêmio às Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte foi prorrogada. O novo período para entrega das propostas é até a próxima terça-feira (26), e os interessados devem encaminhar toda a documentação solicitada exclusivamente pelos Correios, para o endereço da Diretoria de Promoção dos Direitos Culturais – DPDC da Fundação Municipal de Cultura (Av. Augusto de Lima, 30, 4º andar, Bairro Centro, CEP 30190-001, Belo Horizonte - MG). O edital completo se encontra no Portal da Prefeitura.

 

A iniciativa irá contemplar 40 Guardas, Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte, celebrações e formas de expressão que compõem o patrimônio cultural imaterial da nossa cidade. Cada contemplado receberá o prêmio de R$10.750,00, totalizando um investimento de 430 mil reais, além de um certificado alusivo ao título de “Guardas e Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte”.

 

Prêmio

 

A proposta de criação de um edital de premiação às Guardas, Irmandades do Rosário e Reinados de Belo Horizonte atende ao Plano Municipal de Cultura, que busca assegurar políticas públicas municipais permanentes de proteção, valorização, fomento e promoção de ofícios tradicionais e de práticas culturais de grupos, indivíduos e comunidades atuantes nas áreas artísticas e da cultura tradicional e popular. Além do PMC/BH, a premiação também atende ao Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que busca salvaguardar os direitos, a memória, a identidade cultural e as celebrações dos grupos das Guardas de Congado e Reinados de Belo Horizonte.

 

É importante ressaltar que as Guardas, Irmandades do Rosário e Reinados são coletivos sem  fins lucrativos, caráter profissional ou geração de renda. Expressão da cultura máxima dos congados, os festejos reúnem centenas de pessoas em celebrações públicas, gratuitas e com farta alimentação, compartilhadas por todos os presentes. Desta forma, as festas congadeiras são, em si mesmas, uma ação em benefício público e de promoção do direito à cultura. Frente a este cenário e a partir das ações indicadas no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, torna-se necessária a criação de meios de fomento que contribuam com  a continuidade e manutenção dos reinados como forma de promover e divulgar a cultura popular e tradicional da cidade.