Pular para o conteúdo principal

Professora dá aula para mais de doze alunos, sentados.
Foto: Divulgação PBH

Prefeitura promove Semana da Educação 2019 entre os dias 16 e 23/9

criado em - atualizado em
Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Semana da Educação 2019 – BH Educa será realizada entre os dias 16 e 23 de setembro. O evento, que tem como principal objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, ocupará, simultaneamente, diversos espaços da cidade, como a Praça da Estação, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), o Museu de Artes e Ofícios e o Parque Municipal. Também haverá ações no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, na Sala Minas Gerais e no Teatro Francisco Nunes.

 

Esses locais serão palco para inúmeras atividades como exposições, música, brincadeiras, gincanas, orientação profissional, jogos, oficinas, arte e tecnologia. Além disso, serão oferecidas atividades nas áreas de saúde, esporte, literatura e cidadania, direcionadas aos profissionais da educação, estudantes, à comunidade escolar e à população de Belo Horizonte.

 

 

Programação

Na segunda-feira, dia 16 de setembro, o BH Educa inicia sua programação no Teatro Francisco Nunes, localizado no Parque Municipal, às 14h, com a apresentação do resultado do VII Festival Educação Integral de Minicurtas. Com o tema “Afeto”, 24 vídeos, com duração média de um minuto cada, foram produzidos por alunos de escolas municipais de Belo Horizonte e ficaram disponíveis no portal da Prefeitura de Belo Horizonte, para votação popular, em agosto.

 

Na terça-feira, dia 17, às 8h, será realizado um grande cortejo pela Educação formado por quatro grupos com, aproximadamente, três mil estudantes das escolas municipais e comunidade escolar, que sairão das praças da Liberdade, Afonso Arinos, Tiradentes e da rua Itambé e se encontrarão na entrada do Parque Municipal, na avenida Afonso Pena. O cortejo pela Educação será acompanhado pela Guarda Municipal e pela nova Patrulha Escolar.  

 

Com uma programação extensa e diversificada, o BH Educa mostrará a Educação municipal além das salas de aulas, com shows de dança, capoeira, cantata, apresentação de trabalhos premiados e reconhecidos nacionalmente, obras de arte feitas pelos estudantes, intervenção artística por meio do grafite, na fachada do Arquivo Público Mineiro, com a temática "Pessoas sensíveis à inclusão da arte no cotidiano da cidade", orquestra jovem, jogos matemáticos, exposição e doação de livros e centenas de atividades que podem ser consultadas no portal da Semana da Educação 2019.