Pular para o conteúdo principal

Prefeitura participa de campanha pelo uso racional de medicamentos
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura participa de campanha pelo uso racional de medicamentos

criado em - atualizado em

Em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos - data criada para conscientizar e orientar a população quanto aos riscos inerentes à utilização das medicações - , a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), vai promover ações de mobilização. A abertura será nesta quinta-feira, dia 5,  no Centro de Saúde Serra Verde, na Regional Venda Nova (rua Guido Leão, Praça Fabrício Soares da Silva, 10 - Serra Verde), às 10h. 

Atualmente, a Rede SUS-BH conta com 207 farmacêuticos. Especificamente na Atenção Primária, são 82 profissionais que atuam no plano de cuidado de pacientes junto às equipes multidisciplinares, bem como em ações coletivas de promoção da saúde da população. Além disso, são responsáveis, também, pela gestão técnica da assistência farmacêutica. 

Nas consultas aos usuários, nas unidades de saúde ou domicílios, o farmacêutico trabalha de modo a beneficiar aqueles que apresentam dificuldades na gestão de seus medicamentos. A atuação clínica dos profissionais tem importância fundamental na garantia da adesão do paciente a tratamentos efetivos e seguros.  

A Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza, gratuitamente, 394 apresentações de medicamentos, com índices de abastecimento, no momento, acima de 90%.