Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança iniciativa global para o desenvolvimento de Belo Horizonte
Foto: Breno Pataro/Divulgação PBH

Prefeitura lança iniciativa global para o desenvolvimento de Belo Horizonte

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e a Faculdade Newton Paiva promovem, nesta terça-feira, dia 6 de agosto, o BH Global: Fab City, no WeWork Savassi. O BH Global é uma plataforma de eventos internacionais da Prefeitura que tem como objetivo debater o papel das cidades em um mundo cada vez mais globalizado. O evento será o primeiro passo para a construção da rede Fab City Belo Horizonte.

 

A proposta do Fab City é a transformação das cidades em territórios sustentáveis, autossuficientes, localmente produtivos e globalmente conectados, com indivíduos e instituições que compartilham conhecimentos para alcançar seus potenciais e solucionar desafios locais. O evento tem como proposta engajar líderes inovadores dos setores público e privado, academia e sociedade civil junto ao “Manifesto Fab City”. Com o Manifesto, a cidade se compromete a fomentar a produção local, o compartilhamento de conhecimentos, o uso eficiente de recursos e a conectividade global.

 

Esse é o primeiro passo para a construção da rede de parceiros do Fab City Belo Horizonte. Os princípios do Manifesto compreendem objetivos vinculados aos principais compromissos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando combater as mudanças climáticas, fomentar o uso racional dos recursos materiais e promover um desenvolvimento mais inclusivo e igualitário. Entre as diretrizes estão também o compartilhamento de conhecimentos para oferecer soluções aos problemas locais (“open source philosophy”) e o engajamento dos cidadãos nos processos de tomada de decisões, entre outras medidas que se relacionam com questões urbanas em todas as suas dimensões.

 

 

Histórico

A Prefeitura de Belo Horizonte aderiu à Rede Fab City em julho de 2018, na França, sendo a segunda cidade do Brasil a integrar a iniciativa. Hoje, além da capital mineira, São Paulo, Curitiba, Recife e Sorocaba integram o grupo. Atualmente, a rede conecta 34 cidades ao redor do mundo, incluindo Amsterdam, Barcelona, Boston, Cidade do México, Paris e Hamburgo, que trabalham pela mudança do paradigma da economia industrial atual e que se comprometeram a atuar localmente na implementação de novos modelos urbanos. O comprometimento atua de forma sinérgica com os marcos globais de desenvolvimento que atendem a objetivos ambientais, sociais e econômicos, por meio, por exemplo, da redução de emissão de gás carbônico, da economia reversa e da relocalização da produção.

 

Criado no renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o Fab Lab é um conceito de laboratório acessível para invenção, inovação e prototipagem, que visa estimular o empreendedorismo local. Funciona também como um ambiente de compartilhamento de conhecimentos, criação e mentoria, cujo objetivo central é conectar pessoas e formar uma comunidade de educadores, aprendizes e tecnólogos.

 

A Faculdade Newton Paiva abriga o primeiro Fab Lab de Belo Horizonte, que oferece treinamentos para operação de máquinas, como impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras, entre outras, além de palestras e eventos para escolas e suporte gratuito na prototipação de produtos para alunos e comunidade – contrapartida exigida pelo próprio MIT para aproximar o processo produtivo dos cidadãos.

 

 

Programação

17h a 17h30 - Café de recepção

17h30 a 17h40 - Abertura Institucional – Prefeitura de Belo Horizonte/Newton Paiva

17h40 a 18h - Talk01 - Cidades autossuficientes e globalmente conectadas - Fab City Global/Rede Fab Lab Brasil

18h a 18h20 - Talk02 - BH Global: Fab Iniciativas Locais – Prefeitura de Belo Horizonte 

18h20 a 18h40 - Talk03 - Fab Labs e o protagonismo local para um resultado compartilhado - Newton/Arquitetura e FabLab

18h40 a 18h50 - Manifesto Fab City Belo Horizonte – Prefeitura de Belo Horizonte

18h50 a 19h - Encerramento - Newton Paiva e Prefeitura de Belo Horizonte

19h - Abertura para Conexões