Pular para o conteúdo principal

Pedreira Prado Lopes
Foto: Rogério França

Prefeitura inicia obra de estabilização na Pedreira Prado Lopes

criado em - atualizado em

A Prefeitura iniciou as obras de tratamento de estabilização de maciço rochoso na Pedreira Prado Lopes, região Noroeste da Capital. Os trabalhos estão sendo supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e compreendem a limpeza e remoção de entulhos, resíduos e materiais soltos, bate-choco (técnica para identificação e remoção de pedras soltas), tratamento sistemático com grampos e tela metálica, remoção de vegetação e serviços de drenagem.

 

Estão sendo investidos aproximadamente R$3,15 milhões na obra, com recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento e dos Recursos Ordinários do Tesouro. A previsão de conclusão é no segundo semestre deste ano.

 

Os trabalhos são realizados na rua Pedro Lessa, na lateral da Emei que leva o mesmo nome, no bairro Santo André. A Secretaria Municipal de Educação permanece em diálogo com a comunidade escolar e durante o período de obras atenderá aos alunos da unidade em um endereço próximo.

 

“Devido às ocorrências de deslizamentos e de quedas de material rochoso que já aconteceram em outras épocas, essa obra é muito necessária para garantir a integridade físicas e material das pessoas que moram ou circulam pelo local”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

 

A obra faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Programa Gestão de Risco Geológico-Geotécnico

 

No final do primeiro semestre de 2022, o prefeito Fuad Noman lançou o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, um conjunto de mais de 200 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. O investimento é de R$118 milhões em até 18 meses.

 

Serão feitas intervenções em pés de encostas, estabilização dos morros, além de esgotamento e drenagem, para evitar que a água não escorra e desestabilize os barrancos.