Pular para o conteúdo principal

Prefeitura entrega obra de eliminação de risco geológico em Venda Nova
Divulgação/PBH

Prefeitura entrega obra de eliminação de risco geológico em Venda Nova

criado em - atualizado em

Os moradores do Beco G, na Vila Nossa Senhora Aparecida, região de Venda Nova, agora têm um local mais seguro para viver e a comunidade ainda ganhou uma nova opção de lazer bem próximo de casa. A Prefeitura de Belo Horizonte entregou obra  de requalificação ambiental e eliminação de risco geológico em uma área de aproximadamente 2 mil m². 

Realizada com recursos do Programa Federal PAC 16 Encostas, com investimento de cerca de R$2 milhões, as obras incluíram a execução de estruturas de contenção, implantação de sistemas de drenagem, reestruturação e melhorias de acessos em três becos, além de quadra de futebol e espaço multiuso solicitados pelos moradores para a área remanescente.

A obra da Vila Nossa Senhora Aparecida faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, que inicialmente prevê um conjunto de aproximadamente 290 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Até o momento 122 intervenções já foram finalizadas e 71 estão em andamento.

Para o vice-presidente da Associação Comunitária da vila Nossa Senhora Aparecida, Wanderson Grey, era um sonho ter esse espaço para as crianças, que será bem aproveitado. “Queremos fazer escolinha de futebol, capoeira, aulas de dança e atividades pra terceira idade porque temos a quadra e mais um espaço todo cercado pra gente. Isso sem contar a segurança que a obra trouxe, principalmente para os moradores da parte de baixo”, explicou.

E teve um morador que viu o sonho se tornando realidade desde o início e ainda participou ativamente. Elson Eduardo foi contratado pela construtora para trabalhar nas obras e agora tem o prazer de ver o fruto do trabalho. “As casas agora estão seguras. Nossa comunidade precisava muito disso. E a meninada não vai mais precisar ficar na rua. Vai ser acolhida nesse espaço”, comemorou.