Pular para o conteúdo principal

Prefeitura e Sesc em Minas realizam Pampulha Celebra, evento de cultura e lazer
Foto: PBH/ Arte

Prefeitura e Sesc em Minas realizam Pampulha Celebra, evento de cultura e lazer

criado em - atualizado em

Para dar continuidade às celebrações dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e comemorar os 7 anos da conquista do título de Patrimônio Mundial, conferido pela Unesco em julho de 2016, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Sesc em Minas e o Instituto Odeon realizam, neste domingo (16),  o evento “Pampulha Celebra”, uma grande festa, que vai reunir gratuitamente atrações artísticas e de lazer. Ao longo de todo o dia, o público poderá aproveitar shows, concertos e espetáculos que terão lugar em um palco especial, cuja cenografia foi inspirada na paisagem cultural da Pampulha.

 

O Conjunto Moderno da Pampulha é de grande significado para as gerações presentes e futuras, apresentando-se como um marco vivo, íntegro e autêntico da história da arquitetura mundial e da história brasileira e das Américas. Trata-se de uma obra-prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente: Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari, cujas obras são e estão abrigadas no Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile – Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design, Iate Tênis Clube e o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha). No dia 16 de julho, será realizado esse grande evento que busca valorizar essa história e a potência cultural da região.

 

Para a secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, essa programação especial visa promover o conhecimento e a reflexão sobre este importante patrimônio de Belo Horizonte, que é um marco da identidade cultural da cidade. “Convidamos moradores e turistas a celebrarem os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha em um dia repleto de atrações artísticas que compõem a riqueza cultural da cidade. Acreditamos que assim, cada vez mais, a população vai se apropriar e contribuir para a difusão e preservação desse marco arquitetônico e paisagístico do Modernismo Brasileiro, patrimônio cultural vivo da cidade. Ficamos imensamente felizes com a fundamental parceria com o Sesc em Minas, um grande incentivador da cultura na cidade e que proporciona ao público essa grande celebração”, comemora.

 

A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta a importância da realização do Pampulha Celebra na região do Conjunto Moderno da Pampulha, especialmente, para difundir ainda mais essa Paisagem Cultural que deve ser apropriada por todos. "É uma honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para todos os brasileiros e belo-horizontinos termos em nossa cidade um patrimônio cultural mundial. Quando falamos deste lugar como uma “paisagem cultural”, estamos também trazendo a questão da sua apropriação pelas pessoas. E é exatamente essa relação das pessoas com essa paisagem cultural que garante a sua valorização e preservação. Então, nada melhor do que a Arte para promover a integração entre a população e o Conjunto Moderno da Pampulha. Nessa grande festa, momento especial de celebração, promovemos maior apropriação e vivência na região”, destaca.

 

Marco para a cidade

 

Essa celebração cultural dos 80 anos da Pampulha é um marco importante para a Prefeitura de Belo Horizonte na valorização da história desse local que, ao longo de décadas, se tornou mais do que um cartão-postal.

 

Para o Sistema Fecomércio MG, participar desse momento por meio da programação artística do Sesc em Minas reforça o compromisso histórico da instituição com a cultura da cidade. “O Sistema Fecomércio MG procura se firmar cada vez mais como o grande parceiro da cultura e do turismo de Belo Horizonte. Já somamos nossos esforços na realização do Carnaval de BH e agora temos a alegria de fazer parte também dessa celebração dos 80 anos da Pampulha. Sabemos que a economia da cidade ganha muito quando os setores ligados ao turismo e ao entretenimento são fortalecidos e valorizados”, afirma Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG.

 

“O Sesc em Minas tem como missão promover a qualidade de vida da população, em especial dos trabalhadores do comércio e seus familiares. Sabemos da grande importância do Conjunto Moderno da Pampulha na construção de uma relação mais agradável da população com a cidade. Por isso, é motivo de muita satisfação celebrar essa história com uma programação especial, gratuita e acessível para todos”, avalia Alberto Moreira Vieira, diretor regional interino do Sesc em Minas.

 

Sobre os 80 Anos da Pampulha

 

Em maio de 2023, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou a celebração dos 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha, uma obra referencial da história, da cultura e da arquitetura mundial, e reconhecido como patrimônio da humanidade pela Unesco.

 

A celebração contempla uma rica e diversificada agenda educativa e cultural que irá abordar os vários aspectos da história do Conjunto e as vocações dos equipamentos: Museu de Arte da Pampulha; Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design; e Museu Casa Kubitschek.

 

Além disso, sua área como um todo, inclusive sua orla, é reconhecida e apropriada pelos cidadãos de Belo Horizonte como ambiente de lazer e espaço de referência no imaginário da cidade e dos moradores que estabelecem relações de afeto e identidade com seu território.

 

Programação

 

Domingo (16) - 10h às 14h

 

Espaço de Lazer Sesc

 

11h – Orquestra de Câmara Sesc

 

A Orquestra de Câmara propicia o ensino de um instrumento de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) com uma duração de 4 anos. Proporciona novas experiências por meio de aulas práticas em conjunto no intuito de estimular a socialização e o desenvolvimento técnico, musical e artístico do aluno. O projeto é oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos que recebem vale-transporte, lanche, uniforme e material, totalizando 140 alunos atendidos. Ao término do curso, com a formatura na Orquestra de Câmara, o aluno recebe a doação do instrumento. A regência desse concerto será do Maestro Rodrigo Garcia.

 

14h – Elefanteatro

 

Já imaginou um elefante- teatro? Elefanteatro é um espetáculo de rua, um teatro que caminha junto com o público. Ele é construído de restos de embalagens, restos de um mundo decadente, como uma montanha de resíduos que ganha vida. O enorme elefante, um ser sagrado, um ser místico, um ser mítico, um ser gigante, caminha seguido por uma multidão. Ele vem livre, sem nada nas costas, mas dentro dele há muita memória. Um elefante nunca esquece e dentro dele cabe um mundo. O elefante tem janelas, escotilhas, de onde surge uma família, que ele carrega em uma longa jornada.

 

16h – Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

 

O concerto da Filarmônica de Minas Gerais terá regência do maestro convidado Rossini Parucci. A Orquestra vai levar ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, como Carmen, de Bizet; A bela adormecida, de Tchaikovsky, Batuque, de Lorenzo Fernandez, Mourão, de Guerra-Peixe, e obras do universo popular arranjadas para orquestra, como Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres).

 

17h10 – O Auto da Compadecida - Concepção e direção de Gabriel Villela

 

Inspirado na abordagem mítica brasileira do herói sem caráter, com suas vicissitudes morais, e no momento político-social atual do país, o Maria Cutia narra, em cena, as aventuras picarescas de Chicó e João Grilo que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Nessa versão de Auto da Compadecida, o grupo, em alquimia com a direção de Gabriel Villela, traz para o texto de Suassuna pitadas brechtianas. O espetáculo já foi assistido por mais de 10 mil pessoas em MG, SP, MS e ES.

 

19h – Bloco da Esquina convida Lô Borges

 

O Bloco da Esquina, criado pelos músicos Renato Muringa e Mário Jaymowich, surgiu em 2013 com o objetivo de homenagear os 40 anos do movimento Clube da Esquina. O que começou como uma diversão dos músicos foi se transformando e ganhando novos rumos a partir da aceitação do público e crescimento do carnaval de Belo Horizonte. As clássicas canções do Clube ganharam então outra roupagem em ritmos carnavalescos e caíram na folia! O Bloco convida um dos principais nomes do Clube da Esquina, o cantor Lô Borges.

 

Lô Borges – Integrante do movimento Clube da Esquina, é compositor de vários hits como “Paisagem da Janela”, "Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo", “Clube da Esquina”, “Para Lennon e McCartney” e "O Trem Azul", gravados por Tom Jobim, Milton Nascimento, Elis Regina, Nana Caymmi e vários outros artistas importantes. Fora do Brasil, Lô Borges teve seu trabalho de compositor reconhecido na Europa, Estados Unidos e Japão.

 

Serviço

Evento: Pampulha Celebra

Data: 16 de julho de 2023 (domingo)

Horário: 10h às 20h

Local: Praça Geralda Damata Pimentel (Praça da Pampulha) –- Rua Versília, s/n - entre as Avenidas Fleming e Otacílio Negrão de Lima - Pampulha

Entrada gratuita