Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH realiza mais um Dia D de combate à dengue neste sábado
Amira Hissa/ PBH

Prefeitura de BH realiza mais um Dia D de combate à dengue neste sábado

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte aderiu novamente ao Dia D, convocado pela Secretaria de Estado de Saúde, e promove neste sábado (23) ações de combate ao Aedes aegypti nas nove regionais da cidade. Na região da Pampulha haverá mutirão de limpeza, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e sobrevoo de drones, que serão realizados de forma estratégica para mapear e eliminar os focos do mosquito, se necessário. Além disso, as vistorias dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) em imóveis serão intensificadas. Para acompanhar essa mobilização, a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde da capital, Thaysa Drummond, e o subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Prosdocimi, estarão à disposição da imprensa, às 9h, no Centro de Saúde Santa Terezinha, que fica na Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha. 

O Dia D de combate à dengue e outras arboviroses consiste em ações para conscientizar a população sobre a responsabilidade diária de manter o cuidado nos ambientes domiciliares, eliminando os criadouros do Aedes aegypti. Cabe destacar que não haverá aplicação de doses de vacina em nenhuma unidade durante o fim de semana. Uma importante estratégia de prevenção utilizada pelo município são os mutirões de limpeza, feitos de forma intersetorial com a SLU. Para mobilizar a população, dias antes do mutirão os ACE percorrem as ruas do bairro onde será realizada a ação informando a data e horário. Somente em 2024 já foram feitos 67 mutirões, com o recolhimento de mais de 221 toneladas de resíduos, em cerca de 25,5 mil imóveis. 

Outra medida é a utilização de drones para mapear os locais, diagnosticar os focos e realizar o tratamento, quando necessário. Os sobrevoos são feitos em áreas prioritárias e selecionadas a partir de indicadores, como número de casos da doença, quantidade de larvas e ovos do mosquito. Em 2024, até o momento, foram 23 sobrevoos e cerca de 9 mil imóveis analisados. Já na intensificação das vistorias em imóveis os agentes orientam sobre a eliminação dos possíveis focos e, se necessário, aplicam biolarvicidas. Em 2024, até o momento, com a intensificação das ações, cerca de 690 mil imóveis já foram visitados pelas equipes. 

Apesar das ações do município, a colaboração das pessoas é indispensável já que, de acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), 86,9% dos focos estão dentro das casas. Os criadouros predominantes são: 33,1% em pratinhos de plantas, 21% em inservíveis (embalagens de algum produto) e 8,9% em recipientes domésticos. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os ambientes residenciais sejam verificados rotineiramente pelos moradores. 

Outras ações 

O Mobiliza SUS, grupo de mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, também realizará abordagens educativas, com a distribuição de materiais informativos de prevenção à dengue, chikungunya e zika. Assim como os agentes e para reforçar a importância do cuidado, os mobilizadores também vão repassar orientações e dicas à população.