Pular para o conteúdo principal

Noiva e noivo caipiras se beijam em quadrilhas, quatro homens de cada lado, vestidos com chapéu de palha, estendem guirlandas ao alto.
Foto: Divulgação

Prefeitura de BH prepara agenda de eventos para os meses de junho e julho  

criado em - atualizado em

A cultura ganha destaque no inverno de Belo Horizonte. Para esquentar o calendário de eventos da capital, a Prefeitura de Belo Horizonte preparou uma temporada de atrações para todos os gostos, que agitarão a agenda da cidade nos meses de junho e julho. O período começa com o Arraial de Belo Horizonte e termina com a Virada Cultural. Entre esses dois eventos, ainda acontecem, entre outros, o Noturno nos Museus, o projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio e a Parada LGBT de Belo Horizonte.

 

 

Arraial de Belo Horizonte

Com realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, o Arraial de Belo Horizonte chega à sua 41ª edição e, durante um mês, vai preencher a capital mineira com muita cultura, folclore, tradição e alegria. De 7 de junho a 7 de julho a cidade contará com programação intensa, incluindo shows, concurso municipal de quadrilhas, comidas típicas, entre outras atrações, que pode ser acessada neste link

 

 

Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio | Lagoinha

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a NITRO Histórias Visuais, o projeto promove uma ação de ocupação do espaço público por artes integradas – exposição fotográfica, produção audiovisual e contação de histórias – destinadas a promover a educação para o patrimônio cultural. No dia 4 de julho, às 18h, no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira e no Mercado da Lagoinha, acontece a abertura do evento, com a exibição de um documentário, uma roda de conversa sobre Memória e Patrimônio, além da inauguração da exposição com fotografias dos moradores.

 

 

Noturno nos Museus 2019

Exposições com visitas mediadas, atividades educativas e oficinas, espetáculos teatrais e performances artísticas, exibições de filmes e contações de histórias. Tudo isso poderá ser visto e curtido pelo público em um horário alternativo durante o Noturno nos Museus 2019, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, na noite do dia 5 de julho. Toda a programação com atrações culturais diversificadas para museus públicos e particulares da cidade podem ser consultadas no portal da Prefeitura.

 

 

Parada LGBT de Belo Horizonte

A Parada LGBT de Belo Horizonte chega, em 2019, a sua 22ª edição. O evento, que acontece no dia 14 de julho, é promovido pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais e correalizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e da Belotur. Para este ano, que tem como tema “Não aos retrocessos. Revivendo Stonewall”, são esperadas 200 mil pessoas.

 

 

5ª Virada Cultural

A 5ª edição da Virada Cultural, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e pelo Instituto Periférico (Organização da Sociedade Civil - OSC), acontecerá das 17h de sábado, dia 20 de julho, às 17h de domingo, 21 de julho. Ela contará com cerca de 400 atrações culturais, de diversas linguagens artísticas, e uma programação que contemplará um circuito formado por seis áreas principais no hipercentro da capital, além de espaços culturais parceiros. Toda a programação é gratuita e poderá ser consultada na página da Virada Cultural