Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH entrega obra de risco geológico no Conjunto Felicidade
Foto: PBH/ Divulgação

Prefeitura de BH entrega obra de risco geológico no Conjunto Felicidade

criado em - atualizado em

A Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) concluiu mais uma obra de encosta, no Conjunto Felicidade, Região Norte da cidade, com o objetivo de estabilizar a área e eliminar o risco geológico na Rua Joaquina José Raimundo. O valor total investido foi de aproximadamente R$ 520 mil, sendo os recursos do próprio município. A obra faz parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico da Prefeitura de Belo Horizonte, que inicialmente prevê um conjunto de aproximadamente 200 obras emergenciais para mitigar os riscos geológicos na capital, beneficiando cerca de 245 mil pessoas. Até o momento, 123 intervenções já foram finalizadas e 71 estão em andamento.

 

As obras protegem 161 m2 de encosta, 86 m2 de muro de arrimo, 156 m2 de calçada, além da implantação de rede de drenagem e instalação de guarda corpo. A escadaria que liga a rua Joaquina José Raimundo à rua Vagner da Silva Marques também foi totalmente reformada, inclusive com implantação de corrimão e construção de uma rampa para adequar a acessibilidade para moradores com mobilidade reduzida da Rua Vagner.

 

Segundo Evandro Furtado, engenheiro civil da Diretoria de Manutenção e Risco da Urbel, a rua é de grande importância no bairro, pois dá acesso a escolas e é onde circula a linha de ônibus que atende a região.

 

“A obra foi realizada para corrigir uma deformação acentuada de parte do muro de contenção da Rua Joaquina José Raimundo, que já estava provocando trincas e degraus de abatimento no asfalto, e também para solucionar a questão do risco geológico das casas abaixo da encosta”, disse.

 

Para Dona Ivani Saturnino, moradora do Conjunto Felicidade há mais de 30 anos, a obra fez toda a diferença na segurança e acesso de quem vive no local. “Aqui já desceu terra tantas vezes e a gente não tinha sossego quando chovia. Eu e meu filho já tivemos que sair de casa e ficar em casa de vizinho por causa do risco. Agora, graças a Deus, melhorou tudo e dá pra gente dormir em paz”, comemorou.