Pular para o conteúdo principal

PBH inicia distribuição de água para população em situação de rua
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

Prefeitura de BH distribui água para população em situação de rua

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta terça-feira (26) a distribuição de copos de água da Copasa para a população em situação de rua como uma das medidas para amenizar o calor e garantir a hidratação dessas pessoas. Mais de 10 mil unidades serão entregues nos próximos dias pelas equipes da PBH. A doação dos copos de água faz parte de uma ação social da companhia mineira.

A entrega será feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, por meio de equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social, e Secretaria Municipal de Saúde, com o Consultório na Rua. O grupo realiza busca ativa e abordagem nas ruas, nas nove regionais da cidade, todos os dias da semana em diferentes turnos. Além da oferta, as equipes levam orientações de cuidado no período de calor e informações sobre as possibilidades de acesso à água potável, banho, higienização, alimentação, além de cuidados com a saúde durante as altas temperaturas. 

A medida emergencial reforça as políticas adotadas pelo município para o público. Uma delas é o atendimento nas unidades de assistência social:  os quatro Centros Pop da cidade, abrigos e casas de passagem. Além do banho, os usuários têm acesso a sanitários, lavagem de roupas, lanche e água para beber.  A população em situação de rua também tem acesso gratuito aos Restaurantes Populares da cidade todos os dias.

Os  parques municipais e Centros de Vigilância Agroecológica (Cevae) ainda disponibilizam 91 bebedouros públicos  - sendo 34 deles em parques da regional Centro-Sul, onde se concentra o maior número de pessoas em situação de rua. Os números podem variar devido a rotina de manutenção que é realizada (consertos, substituição de equipamentos, inclusão de novos equipamentos etc).

A Prefeitura de Belo Horizonte informa ainda que os Centros de Saúde e as UPAs estão preparadas para atender às demandas. As unidades estão com estoques abastecidos de medicamentos e insumos para casos de desidratação e exposição a altas temperaturas associadas ao tempo seco.