Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de BH apresenta balanço das ações das CRTTs em 2023
Foto: Adão de Souza/PBH

Prefeitura de BH apresenta balanço das ações das CRTTs em 2023

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou nessa terça-feira (5), aos integrantes das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTT), o balanço das ações realizadas em 2023. Dentre as atividades executadas estão os avanços no transporte coletivo da capital e intervenções implantadas no trânsito, frutos das demandas encaminhadas pelas Comissões. Considerando todo o ano de 2023, foram 764 solicitações atendidas e respondidas à população por meio das CRTTs. 

A reunião contou com a presença do prefeito Fuad Noman, da presidente da BHTrans, Júlia Gallo, do superintendente de Mobilidade, André Dantas, do diretor de Instâncias Participativas e Coordenação Regional, Josué Valadão e dos membros das nove regionais da CRTT, além de representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, da Sumob e da BHTrans. 

O prefeito Fuad Noman destacou a importância dos integrantes das Comissões para trabalhar pela comunidade na melhoria do trânsito e do transporte coletivo da capital.  “Eu agradeço a cada um dos integrantes das CRTTs pelo esforço, pela dedicação e pela responsabilidade junto à comunidade para levar as melhores condições de mobilidade para as pessoas nas nove regionais de Belo Horizonte.”, enalteceu Fuad Noman. 

O superintendente de Mobilidade do Município, André Dantas, destacou as melhorias do transporte coletivo a partir da Lei 11.458/23, com a entrada de mais de 420 ônibus novos no sistema. “Além disso, criamos linhas novas que eram demandas antigas das comunidades e que agora, com a nova lei, foi possível atender”, ressaltou André Dantas.  

A chefe da assessoria de Mobilização Social da BHTrans, Suzana Belo, apresentou o balanço das ações realizadas nas nove regionais em 2023. Foram abertas 1.071 novas demandas de mobilidade para a cidade, sendo que 764 (71%) já foram atendidas e respondidas à população. Foram 494 solicitações de trânsito, como a implantação e manutenção de sinalizações verticais e horizontais, instalação de redutores de velocidade, semáforos e tratamento viário no entorno de escolas. Outras 157 demandas atendidas foram relativas ao transporte coletivo, como a criação de novas linhas, melhorias nos atendimentos e acréscimo de viagens nas linhas atuais e a implantação de abrigos em pontos de ônibus. “Os integrantes das comissões regionais são nossos parceiros, são pessoas que olham diariamente para a cidade e compartilham conosco", disse a presidente da BHTrans, Júlia Gallo. 

Cleiton da Silva Ramos, integrante da CRTT - Venda Nova, destacou que há anos se dedica a representar a comunidade de Venda Nova, sobretudo as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Eu agradeço à Prefeitura, que sempre apoiou nosso trabalho na Comissão. Já conseguimos quebra-molas, semáforos e até ajustar o itinerário de uma linha de ônibus, que agora passa pelo centro de saúde. Essa reunião final é gratificante e me deixa muito feliz, pois mostra os resultados do esforço e do trabalho conjunto de todos da CRTT”, agradeceu Cleiton. 

Conheça a CRTT

A Prefeitura de Belo Horizonte mantém um canal de participação popular nas discussões e decisões em questões sobre transporte público, trânsito e planejamento urbano por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs), instituídas nas nove regionais da capital. 

Os representantes são eleitos pelas comunidades locais. Além de moradores e pessoas interessadas, também compõem os grupos membros indicados pelos Fóruns de Transporte Suplementar, de Táxi, Transporte Escolar e pelos ciclistas e motociclistas. Os integrantes das Comissões são escolhidos pela comunidade em processo eleitoral aberto a todos os interessados. 

A última eleição ocorreu em 30 de outubro de 2021, quando foram eleitos três integrantes titulares e três suplentes por Território de Gestão Compartilhada para o biênio 2021/2023, totalizando 240 membros. Em abril de 2022, os eleitos foram designados, por meio de Ato do Gabinete do Prefeito e, em maio, foram iniciadas as reuniões entre os integrantes das Comissões, comunidades e o poder público.