Pular para o conteúdo principal

Foto feita de cima de uma ponte que passa sobre o Ribeirão do Onça. Nas margens do Ribeirão, há casas e áreas em obra.
Foto: Divulgação/PBH

Prefeitura de Belo Horizonte reabre licitação para obras no Ribeirão do Onça

criado em - atualizado em

A licitação para a execução das obras e serviços de otimização do Sistema de Macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça, na regional Nordeste, foi reaberta pela Prefeitura, conforme edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 14. É uma obra importante que irá contribuir na diminuição do risco de enchentes no local, além de ser uma antiga reivindicação dos moradores. O valor teto no edital está estimado em R$ 45.237.337,67, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento (FMS) e do financiamento junto ao Ministério das Cidades.
 

Esta obra integra a primeira fase da otimização do Sistema de Macrodrenagem dos três córregos: Onça, Ribeirão Pampulha e Cachoeirinha. Será feita a implantação de canal paralelo à canalização existente no Ribeirão do Onça, iniciando nas proximidades do cruzamento da avenida Cristiano Machado com avenida Risoleta Neves até a divisa com a faixa de domínio da CBTU dentro da Estação São Gabriel, numa extensão de 286,96 metros. No trecho final, próximo à faixa de domínio da CBTU, esta nova estrutura se interligará ao canal já existente no Ribeirão do Onça.
 

As intervenções deste canal projetado serão executadas utilizando a tecnologia de construção conhecida como parede diafragma. Está projetada ainda a junção com o canal do Ribeirão do Onça existente, que será executada também com a mesma tecnologia. Serão colocadas ainda vigas de concreto armado, “abraçando” a canalização já existente.
 

A previsão de duração dos trabalhos é de 540 dias contados a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. A data final para o recebimento de proposta é dia 9 de agosto. Durante o processo licitatório (SMOBI 010/2018) todas as informações podem ser acompanhadas por meio das publicações do Diário Oficial do Município (DOM) ou pelo Portal de Informações e Serviços, no link licitações.