Pular para o conteúdo principal

Prefeitura conclui mais obras do Programa de Gestão Risco Geológico-Geotécnico
Rogério França/PBH

Prefeitura conclui mais obras do Programa de Gestão Risco Geológico-Geotécnico

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu as obras de encostas nos bairros Mariano de Abreu, Vila Mariano e Pompeia. Com investimento de R$ 15 milhões, recursos provenientes do próprio Município e também do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), as intervenções fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico lançado pelo prefeito Noman Fuad em 2022.

Os trabalhos foram supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e localizados próximo à Praça de Esportes (Pedreira I) e ao galpão da Qualificarte (Pedreira II), na Vila Mariano, e próximo ao campo João Neiva (Pedreira III) e ao Movimento de Promoção Social - MOPS (Pedreira IV), no Mariano de Abreu. Já no bairro Pompeia, a Prefeitura fez estabilização da “Pedreira do Abrigo”, com acesso pela rua Raimundo Venâncio da Silva.

Foram executados serviços de limpeza e remoção de entulhos, resíduos e vegetação, tratamento com grampos, tela metálica e grampos de blocos metálicos, além de drenagem superficial. Ao pé das pedreiras, foram feitas recuperação de cerca de mourão de concreto com tela para não dar acesso ao trânsito de pedestre. Na encosta no bairro Pompéia foram plantadas 92 árvores nativas e frutíferas.

“Os moradores foram beneficiados com as obras de estabilização de terrenos instáveis que durante anos sofreram no período chuvoso com até ocorrências de deslizamentos. Agora, com a conclusão dessas obras, podemos garantir a integridade física e material das pessoas e equipamentos que porventura estejam circulando nas bases dos elementos rochosos em questão”; afirma o superintendente da Sudecap Henrique Castilho.

A PBH investe R$ 118 milhões no Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico para a realização de quase 340 obras por toda a cidade. Do conjunto de intervenções previstas pelo programa, a Prefeitura já concluiu 260 obras e 76 estão em andamento sob supervisão da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).