Pular para o conteúdo principal

Sentados, membros da Conforça ouvem apresentação da secretária adjunta de Gestão Compartilhada Ana Paula Siqueira.
Foto: Lidiane Sant'Ana

Prefeitura apresenta balanço do OP a lideranças do Barreiro

criado em - atualizado em

A Prefeitura detalhou o plano de obras 2017 para os membros da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Conforça) Barreiro, durante reunião realizada no dia 18 de maio, no auditório do Clube Comercial. A Comissão, composta por membros da comunidade eleitos pelos próprios moradores na última edição do OP, realizada em 2015, é responsável por acompanhar a execução dos projetos e das obras.

A Secretária Adjunta de Gestão Compartilhada, Ana Paula Siqueira, foi apresentada às lideranças pelo coordenador da Regional Barreiro, Walmir Anselmo de Mattos. Ao realizar a primeira reunião do ano com os membros da Conforça, a secretária apresentou um balanço à Comissão, especificandoo estágio em que estão as 59 obras em andamento aprovadas pela comunidade do Barreiro por meio do OP presencial e digital. Os empreendimentos estão em diferentes estágios: alguns aguardam processos de licitação de projetos ou de obras, outros estão em elaboração de projeto ou sendo orçados, por exemplo.


Ana Paula também falou sobre as perspectivas para o ano. “Já temos garantidas as verbas para o Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA)”, informou. Cerca de 16 mil alunos de 27 escolas municipais terão a oportunidade de indicar projetos que contribuam para a melhoria do ambiente escolar e do processo ensino-aprendizagem. O Barreiro participa com quatro escolas: CIAC Lucas Monteiro Machado (Vila Pinho), Dinorah Magalhães Fabri (Vila Cemig), Presidente Itamar Franco (Petrópolis) e Vila Pinho (Vila Pinho). Cada uma receberá uma verba de R$20 mil para desenvolvimento das ações selecionadas. “Também há verbas para obras cujo perfil se encaixam nas especificações do fundo de saneamento”, garantiu Ana Paula. “Para viabilizar as demais, estamos buscando empréstimos e parcerias”, informou. 


A Secretaria Adjunta de Gestão Compartilhada funciona na Av Afonso Pena, 1212, 5º. andar. Telefones: 3277-1025 e 3277-1786. E-mail: op@pbh.gov.br.