Pular para o conteúdo principal

Prefeitura apoia realização da 7ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti
Débora Oliveira/PBH

Prefeitura apoia realização da 7ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte se junta a movimentos sociais e outros órgãos governamentais no apoio à realização da 7ª Semana da Visibilidade Trans e Travesti de BH e Região Metropolitana. Com atividades até 29 de janeiro, dia em que se celebra nacionalmente a Visibilidade Trans e Travesti, o evento abordará temas como saúde, educação e cidadania desta população. A programação completa pode ser conferida nas redes sociais do Movimento Autônomo Trans (MovAT), responsável pela organização e realização do evento.

Destaque na programação para o Encontro Transcidadania, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (25), no Auditório da SMASAC. O evento promoveu o diálogo direto entre a comunidade trans e travesti com o poder público. As pessoas presentes também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o acesso aos seus direitos.

Já no próximo domingo (28), a partir das 15h, acontecerá a Caminhada Pelas Vidas Trans, que também será o cortejo do bloco de carnaval que reunirá integrantes da bateria de diversos blocos de rua da cidade. O trajeto da Caminhada Pelas Vidas Trans será da Praça Sete até a Rua Aarão Reis.

29 de janeiro

A celebração do Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti serve como um dos mecanismos para informar a sociedade sobre as vivências únicas desta comunidade, destacando suas contribuições para a diversidade e riqueza cultural.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans e Travesti destaca também a necessidade de políticas públicas que garantam direitos iguais para todes, independentemente de sua identidade de gênero. Isso inclui acesso à educação, saúde, emprego e outros direitos fundamentais que muitas vezes são negados à comunidade trans.

A Diretora de Políticas para a População LGBTQIA+ de Belo Horizonte, Gisella Lima, explica o trabalho da Diretoria na estrutura do município. “A Diretoria, uma das mais recentes criadas do município, atua no sentido de elaborar e implementar políticas públicas que visem ao combate à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero na cidade. Durante a semana que se comemora o Dia da Visibilidade Trans e Travesti são fomentadas em parceria com demais instituições atividades sociais reafirmando desta maneira, o compromisso público no aprimoramento das políticas públicas e da efetivação da cidadania para pessoas trans”.