27 Maio 2022 -
Entre os dias 4 e 8 de junho, quando se celebra a Semana do Meio Ambiente, Belo Horizonte realizará o 1º Fórum Internacional de Economia e Gestão Verde. Realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, o Fórum Internacional faz parte de uma mobilização para a retomada econômica da cidade, diante dos danos e ensinamentos consequentes da pandemia de Covid-19. As inscrições para os painéis do evento são gratuitas e já podem ser feitas nos links disponibilizados no fim da matéria.
“Estamos empenhados em reaquecer a economia de Belo Horizonte e a gestão verde é o caminho que se mostra mais adequado para uma retomada consciente e sustentável, cercada de um conjunto de boas práticas. Convidamos a todos para este importante momento de reflexão e troca de experiências com especialistas sobre o tema”, comenta Claudio Chaves Beato Filho, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Com os painéis realizados em formato 100% on-line, o evento reunirá poder público, organizações internacionais, cidades estrangeiras e setor privado para debaterem os principais temas que perpassam as agendas de desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte. Dentre os temas abordados nos painéis, estão: gestão de resíduos; resiliência urbana, recuperação urbana verde; energias renováveis na infraestrutura do transporte urbano; economia verde e empregos verdes.
Atitudes conscientes dão resultado
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a recuperação econômica verde pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 25% previstas para 2030. Os empregos sustentáveis estão também em evidência quando se trata de áreas como agricultura, construção civil e energia. De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a transição econômica verde pode criar mais de 15 milhões de empregos na América Latina e no Caribe até 2030.
Feira da Economia Solidária
Para abrir a programação do Fórum, o público será convidado a conhecer a Feira da Economia Solidária, que estará montada no Parque Municipal, nos dias 4 e 5 de junho, de 8h às 16h. A feira reunirá 60 expositores que comercializam itens de vestuário, artesanato, cosméticos, além de alimentos variados. Haverá, também, oficinas, ações de reciclagem e shows musicais.
A Economia Solidária é uma política pública do Município, realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e acontece por meio de uma comercialização orientada pelos princípios de reciprocidade e coletividade, da valorização dos produtos locais, do preço justo e da sustentabilidade, resguardando o respeito às relações de gênero, raça, etnia, religião, crença e preservação e cuidado com o meio ambiente.
Programação
1º FÓRUM INTERNACIONAL DE ECONOMIA E GESTÃO VERDE
Faça sua inscrição aqui.
6 de junho, às 9h – Solenidade de Abertura
6 de junho, às 14h – Assembleia Geral – inscrições aqui.
8 de junho, às 14h – Encerramento Oficial
SALA 1 – EMPREGOS VERDES, GESTÃO DE RESÍDUOS E RESILIÊNCIA URBANA
Faça sua inscrição aqui.
7 de junho, às 9h - Empregos Verdes
Painel Transição para uma economia descarbonizada
Painel Profissionalização e inclusão produtiva
7 de junho, às 14h - Gestão de Resíduos
Painel Inclusão Produtiva via Reciclagem
Painel Educação Ambiental para Resíduos Domiciliares
8 de junho, às 9h - Resiliência Urbana
Painel Sustentabilidade
Painel Biodiversidade e Ecologização
SALA 2 – ECONOMIA VERDE, RECUPERAÇÃO URBANA VERDE, ENERGIAS RENOVÁVEIS NA INFRAESTRUTURA E NO TRANSPORTE
Faça sua inscrição aqui.
7 de junho, às 9h - Economia Verde
Painel Fomento a negócios e investimentos verdes
Painel Agroecologia
7 de junho, às 14h - Recuperação Urbana Verde
Painel Recuperação Urbana Verde
Painel Smart Cities
8 de junho, às 9h - Energias Renováveis na Infraestrutura e no Transporte Urbano
Painel Infraestrutura Urbana
Painel Transporte Urbano