Pular para o conteúdo principal

Prefeito Fuad Noman visita obra de prevenção de inundação no Córrego Santa Inês
Rodrigo Clemente/PBH

Prefeito Fuad Noman visita obra de prevenção de inundação no Córrego Santa Inês

criado em - atualizado em

O prefeito Fuad Noman visitou, nesta segunda-feira (27), as obras para otimização do sistema de macrodrenagem do córrego Santa Inês, na Regional Leste. Os serviços estão sendo supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e incluem a execução de mais de 806 metros de canalização para a Via 710.

O local apresenta recorrentes episódios de alagamento, uma vez que a seção do canal existente é inferior à necessária ao controle de cheias. Além disso, o lançamento do canal ocorre junto ao ponto mais baixo da calha do Ribeirão Arrudas.

Assim, em momentos de chuvas fortes, o volume de águas proveniente do canal não tem energia suficiente para desaguar no Ribeirão Arrudas, ficando acumulado no interior do canal, alagando o entorno. Desta forma, é necessário a implantação de nova unidade complementar.

Serão investidos nas obras R$ 21,7 milhões em recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento. A previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2024.
De acordo com o prefeito Fuad Noman, as melhorias feitas no local vão resolver o problema da retenção da água que causava alagamentos. “Nós estamos fazendo aqui uma canalização, um trabalho bem complexo. É uma obra grande e necessária para a região”. 

O novo canal se inicia na rua Conceição do Pará, junto à grelha do canal existente e foi projetado em um nível mais baixo. Desta forma, ele vai receber o escoamento das águas. A partir deste ponto de conexão, os canais irão prosseguir com traçados independentes e o novo canal conduzirá o excesso das águas para o Ribeirão Arrudas, mitigando o risco de inundações neste trecho e trazendo mais segurança para carros e pedestres circularem na região nos eventos de chuvas.