Pular para o conteúdo principal

Equipe de implantação do Ponto Verde de Venda Nova com as mãos levantadas, comemorando o sucesso do trabalho
Foto: Regional Venda Nova

Ponto Verde põe fim a espaço cheio de lixo

criado em - atualizado em

A Gerência Regional de Limpeza Urbana Venda Nova (Gerlu-VN), em parceria com o Núcleo Capão do Projeto Manuelzão da UFMG e o Projeto Vida Padre Gailhac, realizou, em julho, a implantação de um Ponto Limpo na rua 623, no bairro Lagoa. A área, que antes era um lugar de deposição clandestina de lixo, entulho e todo tipo de inservíveis, se transformou em um Ponto Verde.

 

A Gerlu-VN ficou responsável pela capina, limpeza do talude e pela remoção dos resíduos concentrados no local, que obstruíam duas nascentes e que agora estão sendo recuperadas pela equipe do Núcleo Capão. A delimitação dos canteiros do espaço revitalizado foi construída com pneus entregues pelos próprios cidadãos às Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes de Venda Nova. O plantio de mudas doadas pela Fundação Zoobotânica e pela Gerência de Parques e Jardins de Venda Nova ficou por conta das crianças da Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso.

 

Segundo o gerente da Gerlu-VN, Clarício Tolentino de Aguiar, a obra teve início por iniciativa do grupo Capão, que se mobilizou para recuperar a área. “Mais uma ação integrada que resultou na extinção de um ponto crítico de descarte irregular de resíduos”, explica. “Tais parcerias são enriquecedoras porque o aprendizado e os laços de aproximação sempre rendem bons frutos.”

 

Rejane Silva, técnica de Mobilização Social da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), destacou a importância da cooperação da população, indispensável para o funcionamento do projeto, já que foram alguns dos próprios moradores que se comprometeram a regar as plantas. “A colaboração da comunidade é fundamental para a preservação do local, principalmente para o fortalecimento das mudas”, alerta.

 

Somente neste ano, já foram instalados seis Pontos Limpos em Venda Nova. Ainda para o mês de julho, está prevista a criação de mais um no bairro Minas Caixa.