Pular para o conteúdo principal

Políticas adotadas no SUS-BH são exemplo em seminário internacional em Brasília
Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Políticas adotadas no SUS-BH são exemplo em seminário internacional em Brasília

criado em - atualizado em

O modelo de Sistema Único de Saúde de Belo Horizonte foi escolhido como exemplo pelo Ministério da Saúde para ser apresentado no seminário internacional sobre a Nova Política de Atenção Especializada para o SUS. O evento, realizado na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília, nos dias 26 e 27 de junho, contou com a participação da subsecretária de Atenção à Saúde da capital, Taciana Malheiros, representando a Secretaria Municipal de Saúde.

 

A construção da Nova Política de Atenção Especializada, a formação de profissionais da área, além da melhoria das estratégias de saúde digital e inovação foram algumas das pautas debatidas no seminário. A subsecretária ressaltou, ainda, os projetos em andamento na capital para garantir a qualificação da assistência e as ferramentas que estão modernizando os atendimentos.

 

Foram discutidas também estratégias para o fortalecimento da governança federativa no SUS, a revisão de modelos de financiamento, iniciativas de exemplos de gestão, parcerias e o intercâmbio internacional para realização de atividades. Além de estudos que ampliem os sistemas e novos mecanismos para a regulação de acesso e fluxo na Atenção Especializada à Saúde.

 

A subsecretária finalizou a participação falando do maior diferencial da rede: o engajamento e a força dos servidores que, dia a dia, transformam e constroem um SUS cada dia mais potente. “O nosso sistema, que carinhosamente chamamos de SUS-BH, tem uma história marcada pela ousadia, muito trabalho e engajamento do controle social. É um projeto construído a várias mãos e que nos momentos mais desafiadores mostra a sua potência, como foi durante a pandemia. É gratificante poder falar e mostrar do que o nosso SUS é capaz”, afirmou Taciana Malheiros.