Pular para o conteúdo principal

Foto no hall da Prefeitura com destaque para uma medalha recebida por Célio de Castro
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

PBH sedia exposição que conta história do ex-prefeito Célio de Castro

criado em - atualizado em

A partir de hoje, o belo-horizontino poderá ver de perto diplomas, medalhas, fotografias, publicações e pertences pessoais do ex-prefeito de Belo Horizonte, Doutor Célio de Castro. A exposição Exposição “Doutor BH – Constituinte nota 10” em homenagem ao ex-prefeito foi montada no hall da PBH e estará aberta à visitação até o dia 30/10.

A mostra faz referência à vida do Doutor BH como médico, cidadão e político. A idéia foi do filho Rodrigo Célio de Castro. “A história não é da pessoa. É a história do contexto, de um todo. São as ideias que ele trouxe, as ideias de democracia, de um povo livre e soberano. Acho que é isso que importa e é o que a gente quer trazer”, comentou Rodrigo.
 

Depois da PBH, a exposição vai para a terra natal do Doutor Célio de Castro. “Depois da PBH, nós vamos a Carmópolis de Minas e em seguida levaremos a mostra à ao terminal rodoviário de Belo Horizonte. Vamos encerrar no Hospital Doutor Célio de Castro que leva o nome dele, lá no Barreiro. Vai ficar tudo lá, no acervo Doutor Célio de Castro”, afirmou.

A curadoria está a cargo do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG (Cememor).

 

História

Formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1958, Célio de Castro atuou como médico ao longo de praticamente toda sua vida, nas áreas de Clínica Médica e Medicina de Urgência.
 

Ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais foi eleito deputado federal por duas vezes (em 1986 e 1990) e reconhecido pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos “Deputados Nota Dez”, com forte atuação nos campos sociais e da saúde.
 

Como deputado federal, Célio de Castro participou da Constituinte de 1987, encarregada de elaborar a nova Constituição para o Brasil após o fim do regime militar, a qual completa 30 anos em 2018. Em 1996, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, sendo reeleito no ano 2000, quando já era reconhecido como um dos melhores prefeitos do Brasil.

 

Serviço: Exposição “Doutor BH – Constituinte nota 10”

Local: Prefeitura de Belo Horizonte, Avenida Afonso Pena, 1212 – 1º andar

Data: de 15 a 30 de outubro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h