Pular para o conteúdo principal

Cidade de Belo Horizonte, com muitos prédios e céu azul, durante o dia. Ao fundo, Serra do Curral.
Foto: Divino Advíncula/PBH

PBH sedia etapa de Fórum Nacional de Segurança Pública

criado em - atualizado em
Belo Horizonte sedia, na quarta-feira, dia 31 de janeiro, a Plenária Regional de Minas Gerais, etapa regional do 16º Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal que será realizado nos dias 21 e 22 de março, em São Paulo. A partir das 9h, secretários municipais de segurança e comandantes de Guarda Municipal de aproximadamente 30 cidades mineiras estarão reunidos no Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), na avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Bairro Buritis. 

Na parte da manhã, o COP-BH vai abordar o tema “Cidades Inteligentes”, com destaque para a importância da adoção de soluções tecnológicas e do compartilhamento de informações entre os municípios na otimização dos serviços de segurança nas cidades. A Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) também apresentará um resumo de suas práticas e dos equipamentos que possui para executar seu papel na segurança comunitária preventiva da capital.

A importância da criação de um Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e dos consórcios será discutida por especialistas convidados e participantes da plenária regional. A parte da tarde será destinada a tratar, especificamente, das diretrizes do 16º Fórum Nacional.

O interesse do Fórum é aproximar e integrar as Guardas Municipais de todo território nacional discutindo ações de apoio governamental dos estados e da União, às Secretarias Municipais de Segurança e às Guardas Municipais. A proposta é buscar alternativas de planejamento e execução da segurança municipal e estabelecer alternativas tecnológicas entre a área privada e a pública.