Pular para o conteúdo principal

PBH retirou até outubro mais de 1.500 toneladas de resíduos das bocas de lobo
Divulgação/PBH

PBH retirou até outubro mais de 1.500 toneladas de resíduos das bocas de lobo

criado em - atualizado em

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Belo Horizonte intensifica a atenção para as ações de vistoria, manutenção e limpeza dos dispositivos de microdrenagem da capital. Diariamente, são feitos os serviços de limpeza, desobstrução e substituição de grelhas e bocas de lobo, com a remoção de lixo descartado irregularmente e de resíduos que escoam para a rede de microdrenagem. O trabalho realizado pela Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb) é essencial para manter a capacidade da drenagem da cidade e mitigar os impactos das chuvas.

Belo Horizonte possui aproximadamente 65 mil bocas de lobo.  Até o mês de outubro, foram realizadas 97.374 limpezas de bocas de lobo, com a remoção de aproximadamente 1.567 toneladas de resíduos, foram desobstruídos 43 km de rede e feitas 1.748 trocas de grelhas. A estimativa é que sejam investidos aproximadamente R$ 4,2 milhões neste tipo de trabalho em 2023.

Em 2022, foram realizadas um total de 118.639 limpezas de bocas de lobo, remoção de aproximadamente 2,1 mil toneladas de resíduos, desobstruídos cerca de 54,5 km de rede e 1.787 grelhas trocadas, com investimento de R$ 4,2 milhões. 

 A Suzurb se empenha para atender o mais rápido possível as solicitações de manutenção ou troca de grelhas de bueiros, visando minimizar os transtornos aos cidadãos. Mas é dever também do cidadão zelar pela cidade. Muitas das substituições, por exemplo, são em função de atos de furtos e vandalismos. 

“O entupimento de bueiros com certeza agrava o problema de alagamentos da cidade, por isso a Prefeitura trabalha para manter o sistema de drenagem funcionando em sua capacidade máxima. As bocas de lobo precisam coletar a água pluvial, evitando o escoamento superficial e direcionando o fluxo de água para as galerias. Portanto, mais uma vez a gente faz um apelo para que a população contribua com essa manutenção, para que a gente consiga manter a cidade mais limpa e mais segura no período de chuvas”, explica o subsecretário da Suzurb, Leonardo Gomes.

O munícipe deve solicitar os serviços através dos canais oficiais de atendimento ao cidadão, que são o aplicativo PBH APP ou pelo portal da PBH.  

Para evitar entupimentos de bocas de lobo:

- Exponha os resíduos para a coleta domiciliar, devidamente acondicionados, somente nos dias e horários corretos de recolhimento. Evite deixar o lixo na rua por mais tempo que o necessário;

- Embale corretamente os resíduos em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem a sujeira;

- Não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos e encostas. Além de poluir a cidade, os resíduos nas ruas entopem bocas de lobo e podem provocar enchentes.