Pular para o conteúdo principal

Rua urbanizada em Aglomerado da Serra, durante o dia.
Foto: Divulgação PBH

PBH realiza obras viárias e leva urbanização a moradores do Aglomerado da Serra

criado em - atualizado em

Os moradores da Vila Nossa Senhora da Conceição, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da cidade, estão trocando encostas e caminhos de terra por vias totalmente urbanizadas. As intervenções estão sendo realizadas pela Prefeitura, por meio da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), com investimentos de cerca de R$ 900 mil. Iniciadas em julho de 2018, as obras estão prestes a ser concluídas, faltando apenas a iluminação pública.

 

De acordo com a engenheira responsável, Rozilayne Aniceto, uma das obras faz parte das intervenções do programa Vila Viva, de urbanização de vilas e aglomerados. “Após a implantação da rua José Dírcio, sobrou uma área remanescente que também precisava ser urbanizada. A intervenção inclui abertura de 140 metros de via veicular urbanizada em continuação à rua Herval, com contenção de encosta, drenagem subterrânea, boca de lobo, pavimentação, implantação de calçada, guarda-corpo, academia a céu aberto, área de manobra de carros, melhoria de acesso de pedestre via escadaria e plantio de grama na encosta mais baixa”, explicou.

 

Para Karine Fagundes Costa, que mora no local há nove anos, a mudança foi muito positiva. “Com a obra de cima começou a melhorar bastante. Agora que fez a nossa rua acabou com a terra, o acesso ficou melhor e a casa mais arejada. Nosso carro agora vem até a porta de casa. Mudou muito”, comemorou a moradora.

 

Já outra intervenção, no beco Estrela Dalva, foi conquistada pela comunidade no Orçamento Participativo 2009/2010. A obra consiste na abertura de 40 metros de via de pedestre, possibilitando a ligação do local com o beco Dirão. Segundo a engenheira Rozilayne Aniceto, os dois eram separados por uma casa e uma encosta bem íngreme, que deu lugar a uma escadaria com guarda-corpo, rede de esgoto, drenagem pluvial e pavimentação. Para viabilizar a execução foi necessária a remoção de uma moradia, aterramento e construção de muros de arrimo.

 

 

Orçamento Participativo

No início de 2017, havia cerca de 450 obras previstas no Orçamento Participativo, mas que se encontravam paradas ou não inicializadas em diversas regiões de Belo Horizonte. A partir do primeiro semestre de 2017 até agora, a administração municipal retomou mais de 300 desses projetos escolhidos pela população.

 

 

26/08/2019. Prefeitura realiza obras viárias no Aglomerado da Serra. Fotos: Divulgação/PBH