Pular para o conteúdo principal

PBH participa de evento sobre Sistema Socioeducativo
Foto: Divulgação/PBH

PBH participa de evento sobre Sistema Socioeducativo

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) integra a mesa de debates do #ConexãoSocioeducatativa, encontro realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) nesta segunda-feira (25), no Auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais. Reconhecido como um espaço enriquecedor para a discussão de temáticas cruciais relacionadas às medidas socioeducativas, o evento #ConexãoSocioeducativa visa contribuir com a capacitação de equipes que atuam no atendimento aos adolescentes nas medidas socioeducativas de privação de liberdade.

A participação da Secretaria Municipal de Cultura no evento se dará por meio da apresentação de ações realizadas pelo PROGRAMA CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens, importante iniciativa da política cultural desenvolvida através da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional (DDAI/FMC), que possui diversas atividades direcionadas aos públicos do sistema socioeducativo. A SMC será representada pela assessora da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, Arminda Oliveira, integrando a mesa de debates.

Em consonância com o mês das mulheres, o #ConexãoSocioeducatativa de 2024 discute o atendimento às adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, abordando o tema "Atendimento Socioeducativo às Adolescentes: Desafios da Construção de Redes Protetivas para o Público Feminino". Com palestrantes renomados das áreas da saúde, rede socioassistencial e direito, o evento também conta com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e da Defensoria do Estado de Minas Gerais.

Programa CULTAA

O Programa CULTAA - Cultura e Articulação de Aprendizagens reúne um conjunto de ações que articula aprendizagens no campo da cultura a diversas políticas municipais, no intuito de oferecer atividades voltadas para a promoção de novos vínculos socioculturais. O Programa tem como diretriz fortalecer e ampliar o vínculo entre práticas culturais e os demais direitos sociais, em diálogo com processos formais e não formais de aprendizagens, executando ações viabilizadas por meio de interlocuções e parcerias com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, e instituições da Sociedade Civil.

Ações do Programa CULTAA apresentadas no evento:

Programa de Filmes para o Socioeducativo

Sessões de filmes direcionadas aos adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa em Belo Horizonte, realizadas pelo Cine Santa Tereza (CST). Visando promover o acesso dos adolescentes às produções cinematográficas, à experiência da “sala de cinema”, a curadoria seleciona obras de temáticas diversas, pertinentes às vivências dos públicos, contribuindo com a formação da consciência crítica e o fortalecimento das relações familiares e comunitárias.

Rodas de Leitura

Oficinas de promoção da leitura e da escrita com adolescentes das unidades de atendimento socioeducativo de Belo Horizonte, realizadas pela Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte - BPIJ-BH, através das atividades “Dá a letra”, com trocas de experiências musicais e poéticas e momentos de reflexão e criação; e “As cartas que não entrego”, práticas de escrita particular e pessoal em que propõe-se a possibilidade de expressão individual.

Malote literário

Seleção de produtos culturais diversos, realizados por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - LMIC, compondo kits de livros, DVDs, CDs, e materiais educativos, entregues à Unidades de Atendimentos Socioeducativo de Belo Horizonte, visando fomentar e incentivar a leitura e o desenvolvimento cultural de adolescentes que se encontram em cumprimento de medida socioeducativa.

Vamos!

Visando oportunizar atividades culturais de forma descentralizada por meio das contrapartidas da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC) e dos Festivais realizados pela FMC, a ação promove e estimula a participação de crianças da Rede Municipal de Educação, de adolescentes do sistema socioeducativo e de públicos do Sistema Único de Assistência Social (Centro’s Pop,  CRAS e CREAS), nas atividades culturais do município.

Serviço

Evento: #ConexãoSocioeducatativa
Data: segunda-feira (25)
Horário: 13h30
Local: Auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais (Rua Guajajaras 1.707, 2° andar, Barro Preto)
Evento gratuito, mediante inscrição através deste link.