Pular para o conteúdo principal

PBH organiza debate sobre desafios e metas do Pacto de Milão
Foto: Stênio Lima/PBH

PBH organiza debate sobre desafios e metas do Pacto de Milão

criado em - atualizado em

Um webinar realizado na manhã de terça-feira (24) reuniu representantes do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana (MUFPP, da sigla em inglês) e mais de 30 líderes locais de cidades brasileiras e sul-americanas interessados em conhecer mais sobre o acordo, suas diretrizes e suas próximas metas e desafios.

Organizado pelo Comitê Diretivo da América do Sul, liderado conjuntamente pelas prefeituras de Belo Horizonte e de Rosário (Argentina), por meio de suas Diretorias de Relações Internacionais, o encontro virtual foi mais uma oportunidade de reforçar a importância de um compromisso conjunto e de um esforço colaborativo entre as cidades para se alcançar a sustentabilidade e a difusão continental de boas práticas de sistemas alimentares.

"A melhor forma de realizarmos políticas que afetam um grande número de pessoas, como as que envolvem a segurança alimentar, é fazer isso colaborativamente e com disposição de aprender e ensinar as boas práticas diante dos diferentes cenários e realidades que encontramos", afirma Bernardo Ribeiro, Diretor de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte.

Em um panorama sobre o cenário regional da América do Sul, Bernardo Ribeiro, acompanhado de Maria Cantore, Diretora de Relações Internacionais de Rosário, destacaram os desafios perante as significativas desigualdades econômicas no território, aliado ao desperdício de milhões de toneladas de alimentos a cada ano, enquanto milhões de pessoas passam fome, situação que foi agravada ainda mais durante a pandemia de Covid-19.

As lideranças apontaram também caminhos para enfrentar essa realidade e sensibilizar novas cidades a melhorarem suas práticas. Estão previstas uma série de ações e agendas ao longo do próximo semestre, dentre elas, a realização do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro; e dois Webinars regionais de intercâmbios de conhecimento sobre o tema.

Durante a reunião, o chefe da Secretaria Executiva do Pacto de Milão, Filippo Gavazzeni, celebrou o evento. "Estamos muito contentes que pela primeira vez o Fórum Global está saindo da Europa para um novo território, dentro da América do Sul, o que é muito relevante para nós. Nosso intuito não é fomentar uma competição, mas sobretudo, estimular a cooperação."

O Pacto de Milão

O Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana (MUFPP, da sigla em inglês) é um acordo internacional de prefeitos, lançado em 2014 por iniciativa do prefeito de Milão, voltado para o tratamento de questões relacionadas à alimentação em nível urbano. Atualmente, conta com 225 cidades signatárias, que juntas reúnem mais de 400 milhões de pessoas.

Seu principal objetivo é apoiar as cidades que desejam desenvolver sistemas alimentares urbanos mais sustentáveis, promovendo a cooperação e o intercâmbio de melhores práticas. São cidades membros da rede Paris, Londres, Berlim, Nova York, Xangai, Seul, Quito, Rio de Janeiro, entre outras.

A capital mineira aderiu ao Pacto de Milão em 2015 e recebeu Menção especial no Prêmio do Pacto em 2018, na categoria Equidade Social e Econômica, pelo programa Restaurantes Populares, que atende a população de baixa renda com alimentação saudável e nutritiva a custo acessível, em particular por servir refeições gratuitas à população em situação de rua.

Representada pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, em 2019, a cidade de Belo Horizonte foi eleita pela primeira vez para compor o Comitê Diretivo e ficou entre as 4 finalistas do Prêmio dentre iniciativas de 18 países, na categoria Produção de Alimentos com o Programa Territórios Sustentáveis.