Pular para o conteúdo principal

Homem dá palestra para cerca de dez pessoas sentadas, com telão ao fundo.
Foto: Divulgação PBH

PBH intensifica ações voltadas à segurança de trabalhadores da área da Saúde

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou, na última semana, um encontro entre os técnicos municipais de Segurança do Trabalho das nove regionais e técnicos e engenheiros de segurança da empresa Minas Gerais Administração e Serviços, que presta serviços dessa natureza para o Município. O objetivo foi alinhar a participação dos colaboradores da área da limpeza nos treinamentos para atualização e revisão de procedimentos relacionados à prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes nas unidades municipais de Saúde.

 

A ação integra as atividades do programa Diálogos de Segurança, que visa qualificar agentes públicos da área da saúde para que adotem, permanentemente, comportamentos seguros durante o manuseio e descarte de materiais perfurocortantes, prevenindo assim, esse tipo de acidente.

 

O gerente de Segurança do Trabalho, Fabiano Martins, explica que um projeto-piloto foi iniciado no ano passado na regional Noroeste, por iniciativa dos técnicos que atendem essa localidade. “Eles observaram um aumento no número de acidentes com materiais perfurocortantes e identificaram uma necessidade de orientar os servidores sobre o manuseio e o descarte correto. A partir disso, percorreram as unidades de saúde e conversaram com grupos de servidores e colaboradores para conhecer de perto cada realidade e auxiliar na aplicação de técnicas de prevenção”, explicou Fabiano.  Após o inicio dos treinamentos, também foram incluídas as equipes da limpeza nos encontros, já que é esse grupo é quem faz o descarte de agulhas e outros itens afins.   

 

 

Agenda 

Os treinamentos já estão ocorrendo em todas as regionais da cidade e a previsão da Secretaria de Planejamento é de que até o final de 2019 profissionais de todas as unidades municipais de saúde participem das qualificações. “Assim, padronizamos os procedimentos de segurança, melhoramos o controle relacionado ao número de acidentes de trabalho e, principalmente, fornecemos mais segurança para nossos profissionais”, enfatizou José Garcia, coordenador de Segurança do Trabalho.