Pular para o conteúdo principal

PBH encerra vacinação da população em geral contra a Meningite C
Divulgação/PBH

PBH encerra vacinação da população em geral contra a Meningite C

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que a aplicação da vacina contra a Meningite C para o público em geral foi encerrada na capital nesta quinta-feira (27) em razão do fim das doses disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde para os grupos não prioritários.

 

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou mais de 250 mil doses da vacina contra a Meningite C, desde a ampliação temporária do público-alvo para receber o imunizante, ocorrida no fim do último mês de março.

 

É importante ressaltar que, a partir da próxima semana, conforme indicação técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacinação de rotina contra a Meningite C para crianças e adolescentes não vacinados continuará sendo realizada normalmente em todos os Centros de Saúde. Trabalhadores da área da Saúde que também não foram imunizados podem se vacinar até julho deste ano, conforme orientação do governo federal.

 

A Secretaria Municipal de Saúde explica que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da covid-19 e da gripe.

 

A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença. Somente neste ano foram confirmados quatro casos de Meningite C e dois óbitos na capital.